Manutenção preditiva: Uma análise qualitativa da filosofia HUMS
03 de março de 2011 1min de leitura
03 de março de 2011 1min de leitura
Recentemente, houve uma discussão muito interessante sobre manutenção preditiva e o sistema HUMS (Health and Usage Monitoring System) (veja aqui o artigo e os comentários).
Em contato com o Suboficial da FAB Luis Antonio Martins, Inspetor de Manutenção, buscando um pouco mais de informação sobre o assunto, veio a dica de um recente artigo científico publicado na edição de Novembro de 2010 da Revista Conexão SIPAER.
Muito interessante !
UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA FILOSOFIA HUMS NA MANUTENÇÃO PREDITIVA FOCADA NO NÍVEL VIBRATÓRIO DEVIDO A CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE HELICÓPTEROS
Rafael de Abreu González, Donizeti de Andrade
Resumo
Os HUMS (Health and Usage Monitoring Systems) nasceram na atividade offshore, sendo um dos tipos de sistemas de monitoramento de condição – HMS que também consideram parâmetros de emprego dos helicópteros. Alinhados à filosofia da manutenção preditiva, suas ações propõem garantir a aeronavegabilidade continuada e reduzir custos operacionais pelo diagnóstico antecipado e prognóstico de falhas, principalmente por meio de sensores de vibração, cujos dados são tratados por algoritmos dedicados a funções cada vez mais expandidas e integradas a outros subsistemas. Este artigo objetiva apresentar, como um painel prático, um breve sumário qualitativo desses sistemas, segmentado em: histórico e evolução do mercado; arquitetura; benefícios, desvantagens, limitações; desafios da certificação; e perspectivas de aplicação.
Clique aqui para ler o artigo completo – Revista SIPAER
Se não conseguir ler o artigo clique aqui.
Fonte: Revista Conexão SIPAER / Dica : SO Luis Antônio
Enviar comentário