Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar tudo", você concorda com nosso uso de cookies.
Preferências de Consentimento
Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site....
Sempre Ativo
Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.
Nenhum cookie para exibir.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
Nenhum cookie para exibir.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Nenhum cookie para exibir.
Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Nenhum cookie para exibir.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.
Manobras de pilotagem tática diurna e noturna fizeram parte do adestramento na Operação Rotores do Oeste da Aviação do Exército
09 de março de 2018
2min de leitura
Mato Grosso do Sul –O 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) iniciou, no dia 22 de fevereiro, os preparativos para a Operação Rotores do Oeste, com objetivo de cumprir o quadro de habilitações técnicas previstas para os aeronavegantes da Aviação do Exército.
O Batalhão deslocou, nesse dia, parte de seu efetivo para o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), localizado em Ponta Porã, onde ficará instalada a base de operações. Além do deslocamento dos helicópteros HA-1 Fennec, um comboio terrestre transportou os militares responsáveis pela preparação logística da manobra, tais como rancho, saúde, manutenção e abastecimento.
Logo depois da chegada à base de operações, deu-se início aos trabalhos, com um reconhecimento pormenorizado das áreas em que ocorrerão os voos de adestramento, realizado pela Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque. Paralelamente, a Esquadrilha de Comando e Apoio ministrou uma instrução de balizamento de aeronaves aos integrantes do 11º RC Mec.
No segundo dia de operações, 23 de fevereiro, as tripulações da aeronave HA-1 Fennec realizaram, durante o dia, diversas manobras de pilotagem tática e, à noite, voos com óculos de visão noturna na região de Ponta Porã.
A pilotagem tática consiste em um tipo de voo ou técnica de pilotagem que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas do voo em combate, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica. Como tal, exige do piloto uma combinação perfeita de perícia, arrojo, espírito de decisão e modéstia.
Ainda nesse segundo dia de atividades, frações do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) fizeram treinamento de “rapel” em torre, como preparação para manobras na aeronave. Já no período noturno, os helicópteros Fennec, que são adaptados para o voo com óculos visão noturna, sobrevoaram a região, aproveitando-se da luz residual presente na atmosfera. Os óculos funcionam como intensificadores da luz, permitindo que a tripulação realizasse o voo em condições de iluminação ambiente reduzida.
No dia 24 de fevereiro, as tripulações das aeronaves HA-1 Fennec realizaram voos em pista de pilotagem tática. A pista consistiu na execução de diversas manobras de voo tático e teve por objetivo ambientar as tripulações em um cenário de combate com simulação de diversas situações possíveis que pudessem ocorrer durante uma missão aeromóvel, consumando o adestramento das tripulações nesse tipo de manobra.
No dia 26 de fevereiro, a Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) desembarcou no 11º RC Mec, reforçando o efetivo do 3º BAvEx na operação.
Após a chegada, as tripulações das aeronaves HM-1 Pantera, da EHEG, iniciaram o adestramento em manobras de pilotagem tática. Enquanto isso, as tripulações dos helicópteros HA-1 Fennec executaram uma pista de navegação, que compreende uma série de pontos com coordenadas pré-estabelecidas que devem ser atingidos pela aeronave em voo desenfiado.
Encerrando o dia de operação, o Capitão-Tenente Wilker Matiello Fazolo, do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, da Marinha do Brasil, ministrou uma instrução de operação com helicópteros embarcados aos aeronavegantes do Batalhão.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário