Estados Unidos – Enquanto milhares de manifestantes se reuniam no dia 9 de junho em Houston, Texas, para o funeral de George Floyd, helicópteros da polícia sobrevoavam o local, vigiando a segurança daqueles que prestavam seu respeito ao funeral do homem morto pela polícia de Minneapolis no mês passado.

A polícia de Houston acompanhou o funeral do corpo de Floyd até um cemitério próximo, enquanto a unidade de aviação vigiava a procissão e a multidão de participantes ao longo da rota.

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Los Angeles anunciou cortes entre US $ 100 milhões e US $ 150 milhões em seu orçamento policial de bilhões de dólares, mas de onde virá esse dinheiro ainda não foi decidido. Fotos de Robinson Skip

Los Angeles anunciou cortes entre US $ 100 milhões e US $ 150 milhões em seu orçamento policial de bilhões de dólares, mas de onde virá esse dinheiro ainda não foi decidido. Fotos de Robinson Skip

“Durante o funeral, não foi realizada nenhuma ação de fiscalização, mas apenas utilizada a perspectiva aérea ajudando na capacidade de controlar a multidão, garantir que o tráfego flua … “, disse Dan Schwarzbach, ex-policial e piloto de Houston e agora presidente da Associação de Aviação de Segurança Pública americana.

Com 10 helicópteros MD 500E, Houston possui uma das maiores unidades de aviação policial do país. Mesmo ajudando a garantir que Floyd fosse descansar sem inquietação, sua morte provocou uma onda de protestos em todo o país contra a brutalidade policial que coloca as unidades de aviação de sua frota de alto valor em foco.

Embora os orçamentos das unidades de aviação, como todas as divisões policiais, sejam impulsionados pelos custos com pessoal, os helicópteros são caros para comprar e manter e, portanto, são alvos interessantes para os gestores do orçamento público, disse Schwarzbach.

“Tradicionalmente, quando as agências precisam diminuir custos devido a cortes no orçamento, a aviação é um dos primeiros lugares a serem vistos”, disse ele. “Na minha própria experiência pessoal com o Departamento de Polícia de Houston, sempre que tínhamos cortes no orçamento, às vezes a seção de aviação sofria o maior impacto desses cortes.”

Brent Bundy, oficial e piloto de um grande departamento de polícia metropolitana dos EUA, disse que as unidades de aviação são constantemente auditadas e rotineiramente são alvo de cortes no orçamento. O primeiro golpe é muitas vezes nas horas de voo, o que economiza no curto prazo em manutenção e combustível, disse ele.

“Isso, é claro, significa uma menor cobertura para oficiais de patrulha e unidades especializadas que precisam dos helicópteros e aviões, comprometendo sua segurança”, disse Bunday. “Essas reduções de horas de voo também podem ter um enorme impacto nas operações de busca e salvamento, comprometendo a segurança do público”.

“O efeito a longo prazo para as unidades de suporte aéreo é que, com menos dinheiro para contratação e treinamento, os grupos qualificados de pilotos são reduzidos”, acrescentou. “As reduções no orçamento também podem afetar a manutenção do equipamento necessário, geralmente resultando em aumento de custos em vez de economia”.

Os helicópteros policiais cumprem uma variedade de papéis. Os três Bell 407 do Gabinete do Xerife de Volusia passam a maior parte do tempo voando em missões EMS e resgatando moradores do oceano e de seu interior pantanoso. Fotos de Mike Reyno

Os helicópteros policiais cumprem uma variedade de papéis. Os três Bell 407 do Gabinete do Xerife de Volusia passam a maior parte do tempo voando em missões EMS e efetuando resgate no mar e em pântanos. Fotos de Mike Reyno

Unidades de aviação e unidades de helicóptero, em particular, podem ter dificuldade em escapar ilesas das atuais negociações orçamentárias, disse Schwarzbach. Embora não sejam meios de segurança pública, os helicópteros da Guarda Nacional estão voando baixo para intimidar e dispersar os manifestantes em Washington, DC, chamando a atenção para o uso policial de helicópteros.

“A desculpa será dizer que a utilização que está sendo dada aos helicópteros da Guarda Nacional que voaram baixo sobre DC. . . apesar de não serem policiais, certamente chama a atenção para os helicópteros que a polícia opera”, afirmou Schwarzbach. “Se isso não tivesse ocorrido, não teria chamado a atenção das pessoas para a aviação de segurança pública”.

Los Angeles já anunciou cortes entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões em seu orçamento policial de bilhões de dólares, mas de onde esse dinheiro virá ainda não foi decidido, segundo o chefe Michael Moore.

“O tamanho dessa redução orçamentária é significativo, exigindo uma avaliação de cima para baixo, incluindo a forma como executamos nossas operações mais básicas”, afirmou a LAPD em comunicado. “O Departamento iniciou uma revisão abrangente para identificar possíveis economias de custos e reduções de serviços para atingir esse objetivo”.

Um plano de investimentos já aprovado de US$ 154 milhões para o Departamento de Polícia de Metro Nashville, no Tennessee, está sob reavaliação pois inclui US$ 12 milhões para aquisição de dois novos helicópteros. O departamento de polícia de Nashville usa os helicópteros MD 500Es e Bell OH-58A / C, que são obtidos através do Exército americano sem nenhum custo para os contribuintes.

No entanto, sempre que uma unidade de aviação policial foi criada, muitas vezes é proibitivamente mais caro restabelecer a capacidade de helicópteros policiais do que mantê-la, disse Schwarzbach.

Existem cerca de 350 agências nos EUA que possuem unidades de aviação policial com acesso a uma aeronave tripulada, de acordo com o Departamento de Justiça. Eles variam de grandes programas de aviação com frotas de dois dígitos, como o Departamento de Polícia de Los Angeles, a unidades com apenas uma aeronave em condados rurais.

Os helicópteros costumam atuar como um “multiplicador de forças” para unidades no solo. Eles ajudam a perseguir os suspeitos em fuga, fornecem apoio para a polícia em situações perigosas, controle de multidões e outras missões onde uma perspectiva aérea é valiosa.

“Qualquer ativo da aviação, seja de asa fixa ou de helicóptero, é um multiplicador de forças”, acrescentou Schwarzbach. “Houve estudos que tentaram quantificar isso e acho que o último que eu vi disse que uma equipe aérea de dois homens pode cobrir uma quantidade igual de terreno em 10 carros de patrulha ou 10 equipes de dois homens no chão. . ”

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), que possui a maior unidade de aviação policial municipal nos Estados Unidos, divulgou um Estudo de Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que constatou que o crime contra a propriedade diminui e mais prisões são realizadas quando um helicóptero está no ar.

“Os cidadãos de Los Angeles apoiam a operação de helicóptero como parte necessária do sistema policial da cidade e favorecem fortemente sua continuação”, concluiu o estudo. “Os policiais territoriais do departamento apoiam universalmente um forte programa de aviação dentro do departamento.”

As unidades de aviação da polícia também transportam vítimas de acidentes de carro e outras pessoas feridas para hospitais. Muitas unidades de aviação policial funcionam principalmente como unidades aeromédicas. O Condado de Volusia, na Flórida, possui uma frota de três Bell 407 que passam a maior parte do tempo voando em missões aeromédicas e resgatando residentes no mar e no interior pantanoso do condado, por exemplo.

Em lugares como a Califórnia, os departamentos de polícia e xerife costumam resgatar trilheiros em áreas montanhosas e florestas, ressaltou Schwarzbach. Eles também ajudam regularmente as agências estaduais a combater incêndios sazonais e a resgatar moradores em salvamentos ao longo da costa. Los Angeles e cidades ao redor têm as maiores frotas de helicópteros policiais do país nos EUA, porque muitas vezes enfrentam emergências em locais difíceis.

“Eles precisam olhar para a atuação da aviação policial”, disse Schwarzbach. “Em alguns locais, eles desempenham a missão de apoio policial; eles também executam a atividade aeromédica, realizam buscas e salvamentos e muitos resgates”.

“Fornecem apoio policial 24 horas, além de serviços de resgate nas montanhas”, disse ele. “Qualquer redução no financiamento da polícia seria sentida não apenas por todos os nossos policiais, mas também pelos cidadãos de nossas cidades.”