Manda quem…, obedece quem tem…!
16 de maio de 2017 2min de leitura
ERNESTO PUGLIA NETO
Coronel da Polícia Militar de São Paulo
Se você completou as frases com as palavras “pode” e “juízo”, conforme o dito popular muito em uso no Brasil, você certamente compreende a relação de poder e medo que existe entre muitos chefes e subordinados.
A literatura atual trata aqueles funcionários que estão subordinados a nós funcionalmente como “colaboradores” – poderíamos dizer que esse é um termo “politicamente correto”. Mas, será que esses funcionários se sentem como colaboradores, efetivamente, numa relação de “medo” e “poder”, como a retratada no ditado popular “manda quem pode, obedece quem tem juízo”?
Eu tenho convicção que não.
E mais. Por ser policial militar, ou seja, membro de uma Instituição hierarquicamente organizada, entendo que essa relação de medo e poder tende a ser perniciosa – na maioria das vezes – e afetar a qualidade com que o serviço é realizado.
Diante disso, cunhei um novo ditado: “Manda quem sabe! Obedece quem tem compromisso!”.
O saber mandar pode ser chamado de liderança! Conforme as definições mais conhecidas de liderança, a influência que se obtém sobre o outro, caracteriza a sabedoria de quem efetivamente consegue ter seus desejos – e ordens – atendidos!
Compromisso é o outro componente da equação. Sem ele, os resultados podem ser satisfatórios. Mas com compromisso, os resultados podem exceder a expectativa.
Se um chefe sabe mandar, o resultado tende a ser melhor do que para o chefe que não sabe mandar. Se um colaborador tem compromisso, o resultado tende a ser melhor do que aquele produzido por quem não tem. Agora, quando combinamos o saber mandar do chefe, com o compromisso do colaborador, o que surge é uma relação de autoridade e respeito, e temos uma equação digna de resultar em sucesso!
É claro que aquele que sabe mandar, tem, também, uma oportunidade muito grande de obter o compromisso de seu colaborador – se pensarmos em dois chefes, um que sabe mandar e outro que só usar o seu poder, o primeiro tem muito mais chance de ter colaboradores compromissados. Isso também pode ser chamado de liderança!
Ao longo dos próximos textos, vou tentar dissecar o que entendo por “saber mandar”. Da mesma forma, vou tentar transmitir minha ideia sobre como despertar e desenvolver o compromisso do colaborador.
Por enquanto, fica a dica novamente: “Manda quem sabe! Obedece quem tem compromisso!”
Autor: Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com especialização em Gerenciamento de Pessoas. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Master Practitioner em Programação Neurolinguística e Coach.
Enviar comentário