Em 05/07, por volta das 11:00h, 0 Águia 03 da BRPAe Praia Grande foi acionado pelo 6º GB para prosseguimento nas buscas de 07 pessoas que haviam adentrado à Serra do Mar, na região do Rio Guaratuba, em Biritiba Mirim, no dia 02jul11, com chegada prevista para o mesmo dia em Bertioga/SP; havendo a informação de que o grupo havia se perdido e estaria há duas noites na mata, aguardando o resgate.

O Águia 03 fez a primeira varredura na região, que perdurou por mais de uma hora de voo. Após o primeiro voo, depois de reabastecer a aeronave e colher novas informações, por volta das 14:30h, foram feitas novas buscas, sendo efetuado sobrevôo na região do Rio Guaratuba, há 2km de uma antena de telefonia celular, onde localizaram o grupo de 07 pessoas, próximo a uma das cachoeiras, os quais sinalizaram de imediato que estavam bem, sem ferimentos e que iriam aguardar o salvamento.

Para a retirada das pessoas formam executadas as técnicas do Rapel e do Mac Guire, pois a neblina estava se aproximando rapidamente do vale e poderia impedir o salvamento com segurança. Iniciaram a operação lançando dois Tripulantes Operacionais pelo rapel para avaliação de possíveis ferimentos e triagem da seqüência de resgate.

Após finalização do rapel, a primeira vítima foi preparada para salvamento com o Mac Guire, tratava-se da Srª Francisca, de 65 anos de idade, que foi resgatada e levada até o Posto de Comando montado pelo 5º GB em conjunto com o COE, há 01 km do local. A operação foi transcorrendo na mesma sequência com três voos, até novo reabestecimento.

Após o reabastecimento as condições meteorológicas se deterioraram bastante, o nevoeiro encobriu totalmente a Serra do Mar e impediu o prosseguimento da operação por volta das 15:40h, deixando no local três homens e uma mulher. Entretanto, o salvamento teve prosseguimento por terra, pois ficou no local um dos tripulantes do Águia 03, o Cb PM Soares.

Segundo o Cb PM Soares, “amparei as quatro vítimas, explicando todos os procedimentos a serem adotados e que iriam dormir em suas casas naquela noite, com isso elevando o moral delas, pois apresentavam sinais evidentes de hipotermia”.

Após uma hora de caminhada pela mata, por volta das 17:20h, o Cb PM Soares conseguiu chegar no posto de Comando com as últimas quatro vítimas em segurança, deixando-as aos cuidados dos bombeiros do 5º GB no local.

As mudanças nas condições meteorológicas tornaram o salvamento mais dificultoso, exigindo o empenho e capacidade máxima de todos os envolvidos na missão.

Participaram da ocorrência, compondo a equipe do Águia 3:
– Cap PM ADRIANI – 1P;
– 3º Sgt PM LEONARDO – Trip Op;
– Cb. PM SOARES – Trip Op;
– Sd PM GUELFI – Trip Op;
– Sd PM MENEZES – Trip Op; e
– Sd PM PAULO ROGÉRIO R. INÁCIO – Tri Op. Estagiário.

Permaneceram na base como apoio de solo:
– Cb PM 852539-A OLIVEIRA – Mec Voo;
– Sd PM 101216-9 JACKES – Mec Voo; e
– Sd PM 101416-1 VAGNER – Aux Mec Voo.

Confira reportagem do SPTV – TV GLOBO:

Confira a filmagem realizada pela Polícia Militar:

Confira algumas fotos do salvamento:


Fotos: Divulgação.