Ceará – “O sentimento que eu tenho hoje é de gratidão por poder voltar pra casa com o meu filho nos braços”, comemora Josefa Izídio Ferreira, de 27 anos. Na quarta-feira (28), João Guilherme recebeu alta e, junto com a mãe, deixou a Unidade Mãe Canguru do Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará.

banner_neonatal_hrn_01

No dia 27 de março, o recém-nascido João foi internado no HRN após ser transportado da cidade de Iguatu por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

“A criança nasceu prematura de sete meses. Precisou de um tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). A criança respondeu bem ao tratamento e hoje ela está recuperada para voltar pra casa com a sua mãe”, afirma coordenador médico do serviço de Neonatologia do HRN, Lizandro Teles.

Após sair da UTI Neo, João Guilherme foi para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e depois para a Unidade Mãe Canguru, para ganhar o peso ideal, além de Josefa receber um acompanhamento multiprofissional para aprender a amamentar o filho da forma correta.“Gostei muito do atendimento. Fui muito bem recebida. Meu filho foi muito bem cuidado aqui.”, declara Josefa.

banner_neonatal_hrn_02

Atendimento neonatal

O Hospital Regional Norte é referência na zona norte na área de neonatologia. De janeiro a maio deste ano foram realizados 633 atendimentos. Atualmente, o Hospital dispõe de 10 leitos de UTI Neonatal, 25 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nove leitos na Unidade Mãe Canguru.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação do HRN.