Lideranças buscam instalação do BPMOA em Ponta Grossa
22 de novembro de 2016 2min de leitura
22 de novembro de 2016 2min de leitura
Paraná – A instalação de uma unidade do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA em Ponta Grossa foi a pauta de uma reunião entre lideranças políticas. O encontro foi realizado durante a tarde do dia 17/11 e, além do prefeito Marcelo Rangel e do secretário Ary Lovato, reuniu também outras lideranças do primeiro escalão municipal e o comandante do BPMOA (antigo Graer) no Paraná, Tenente Coronel Adonis Nobor Furuushi.
O secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa afirma que a instalação do Grupamento no município será discutida e o Governo Municipal irá viabilizar a estrutura para o órgão. Ary Lovato lembra ainda que a recente reinauguração do Aeroporto Santana, inativo desde 2004, foi fundamental para a discussão. “O Santana será vital na possível instalação do Graer na cidade”, lembra Lovato.
Além de Lovato e do próprio Rangel, participaram do encontro os secretários municipais de Saúde, Governo e Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. A partir de agora, as lideranças municipais buscarão melhorias na infraestrutura municipal para receber a unidade. “Caso o Graer realmente instale uma unidade em Ponta Grossa, nosso atendimento integrado de segurança e saúde pública irá melhorar e avançar muito”, garante Lovato.
No dia 16/11, um paciente cardiopata de apenas 12 anos de idade teve que ser transferido às pressas para um hospital em Campo Largom a 90 quilômetros de distância – com a possível instalação do Graer no município, operações do tipo seriam feitas com muito mais facilidade. “Ponta Grossa é polo regional em vários setores, inclusive na Saúde, por isso ter uma unidade do Grupamento aqui no município também ajudaria e muito as cidades vizinhas”, cometa Lovato.
O Decreto Estadual Nº 9.411 de 20/11/13 extinguiu o GRAER e criou o BPMOA – Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas, vinculado á Polícia Militar. Além de Curitiba, o Grupamento já tem unidades instaladas em várias cidades polos do Paraná, como é o caso de Londrina, município que conta com a Unidade desde 2012. “Ponta Grossa também merece um avanço do tipo e isso é fruto das conquistadas obtidas nos últimos anos”, afirma Lovato.
Rangel ressalta importância da medida
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) usou as redes sociais para comemorar a primeira reunião sobre o Grupamento. “Com esta sede Ponta Grossa contará com estrutura para atendimento e remoção imediata de pacientes, representantes das áreas de Saúde e Segurança do nosso município e estado também participaram e vamos trabalhar para esta estrutura seja uma realidade em 2017”, escreveu o prefeito. A partir de agora as lideranças deverão buscar recursos com o Governo Federal e Estadual para viabilizar o Grupamento.
Fonte: A Rede – Jornal da Manhã, por Afonso Verner.
Enviar comentário