A divisão de helicópteros da Leonardo aumentou suas receitas e lucratividade em 2019, graças ao crescimento de suas operações de suporte ao cliente e treinamento e ao sucesso com programas militares e governamentais.

Em seus resultados anuais recém-divulgados, a empresa revelou que registrou € 4 bilhões em receita no ano passado, o que representou um aumento de 5,6% em relação a 2018. Enquanto os pedidos caíram de € 6,2 bilhões em 2018 para € 4,6 bilhões em 2019, Leonardo destacou que o número de 2018 foi inflacionado por um contrato para 28 NH90 do Catar no valor de € 3 bilhões.

Leonardo-Helicopters

Marco notável no setor civil foi a entrega do milésimo AW139 em setembro de 2019; enquanto no setor militar, o desenvolvimento de variantes para uso militar (AW169M e AW139M) trouxe pedidos dos mercados doméstico e internacional. Particularmente digno de nota foi a escolha da Força Aérea dos EUA do MH-139 (chamado Gray Wolf – Lobo Cinzento) para substituir a frota do UH-1N Huey. O primeiro deles foi entregue em 2019.

Em janeiro de 2020, a Leonardo Helicopters obteve mais um sucesso com a Marinha dos EUA, adjudicando o contrato para um primeiro lote de 32 helicópteros TH-73 (AW119) para missões de treinamento.

O ano também viu a Leonardo Helicopters continuar seu trabalho em aeronaves não tripuladas, nomeadamente no helicóptero HERO (SD-150) e no protótipo SW-4 Solo.

Em janeiro de 2020, a Leonardo adquiriu a empresa suíça Kopter, desenvolvedora do helicóptero monoturbina leve SH09, e trará a Leonardo para um segmento de mercado totalmente novo.

“Graças a uma gama maior de produtos, a Leonardo pode consolidar mais seu papel no setor civil”, disse a empresa em comunicado à imprensa anunciando os resultados. Ele acrescentou que o SH09 será um “produto de uso misto” com possíveis aplicações militares.

Alguns pedidos de destaque em 2019 incluíram 23 NH90 do Ministério da Defesa espanhol, quatro AW101s para o Ministério da Defesa polonês, 17 AW139s para a Força Aérea Italiana, cinco AW139s para os bombeiros nacionais italianos e quatro AW139s para os bombeiros em Miami-Dade Município.

O crescimento com programas militares e governamentais e em suas operações de suporte e treinamento ao cliente ajudou a compensar receitas mais baixas do seu segmento civil, principalmente das linhas AW109/119 e AW189.

A Leonardo afirmou que espera alcançar rentabilidade de dois dígitos e crescimento de receita em 2020.

No entanto, em um segmento especial do lançamento referente ao impacto da pandemia de Covid-19, Leonardo Helicopters – com sede perto de Milão em uma das regiões mais afetadas pelo surto – afirmou ter completado “ações mitigadoras” para preservar a continuidade dos negócios e da produção, enquanto garante a saúde e a segurança dos funcionários.

Ele disse que as principais áreas que provavelmente serão afetadas pela emergência do Covid-19 são as campanhas comerciais; a continuidade da cadeia de suprimentos; tempo/fluxos de produção; e os processos de tempo e aceitação de produtos/atividades pelos clientes.

“Leonardo Helicopters fez e está fazendo uso extensivo e difundido do trabalho remoto, mas não pode, no momento, excluir a suspensão parcial e temporária das operações de determinados departamentos nos locais de produção que, por natureza, não oferecem a possibilidade de trabalho remoto”, acrescentou a empresa.