Los Angeles – A Divisão de Suporte Aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), a maior unidade aérea policial municipal dos Estados Unidos, tornou-se a primeira unidade policial dos EUA a usar realidade virtual (RV) para treinamento de pilotos. O departamento instalou um simulador de voo de RV de última geração desenvolvido pela Loft Dynamics — líder global em tecnologia de simulação de voo e o único qualificado pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).

O LAPD usará o simulador da Loft Dynamics para aumentar a segurança, eficiência, realismo e acessibilidade de seu treinamento, permitindo que a tripulação pratique em condições altamente realistas e se prepare para todos os cenários que possam encontrar. “Tem sido extremamente difícil incorporar cenários baseados em missão em nosso programa de treinamento com o realismo e a frequência necessários para o treinamento ser eficaz”, disse Kevin Gallagher, piloto-chefe do LAPD. “A aquisição do simulador Loft Dynamics VR e nossa parceria com seus engenheiros de software resolveram esse problema.

O realismo da plataforma full-motion, combinado com a capacidade de criar cenários policiais altamente específicos, está revolucionando a maneira como treinamos — seja uma entrada inadvertida no IIMC, voos em baixa altitude ou operações de visão noturna.

Essa tecnologia garante que nossos pilotos estejam preparados para executar com precisão e confiança em momentos críticos”. O simulador Loft Dynamics VR do LAPD, com uma plataforma de movimento de seis graus de liberdade e uma réplica em escala real do cockpit do Airbus Helicopters H125, será usado pelos 50 pilotos do departamento em seu treinamento periódico. O LAPD está implementando um currículo de treinamento estruturado e centrado em VR, projetado por Gallagher.

Como parte do novo currículo, o LAPD está colaborando com a Loft Dynamics para desenvolver cenários personalizados adaptados às demandas únicas das operações policiais. Isso inclui simulações de perseguição de veículo em alta velocidade, com parâmetros ajustáveis, como velocidade e caminho do veículo suspeito, e cenários que integram o uso da Tyler Special Operations Platform (TSOP) na cabine virtual.

O departamento também está aproveitando a plataforma de demonstração de RV recém-lançada da Loft Dynamics, LofTWIN, para expandir os recursos de treinamento. O LofTWIN permite que pilotos-chefes e operadores capturem e compartilhem suas lições baseadas em cenários e manobras em RV. Para o LAPD, Gallagher criou lições de RV sobre procedimentos críticos, cobrindo tudo, desde perseguições aéreas até pousos de emergência.

Nessas sessões de treinamento virtual, o piloto do LAPD senta-se ao lado do avatar de corpo inteiro de Gallagher na cabine simulada, experimentando feedback de força dos controles e ouvindo suas instruções verbais. Por sua vez, os pilotos do LAPD ganham acesso 24 horas por dia a uma experiência de treinamento consistente, precisa e totalmente imersiva.

Além disso, os recursos de rastreamento de desempenho permitem que os pilotos meçam e comparem seu progresso com a experiência e os objetivos de Gallagher, seguindo as melhores práticas de treinamento baseadas em evidências. O LAPD está estendendo seu treinamento especializado globalmente com o LofTWIN.

Usando qualquer simulador Loft Dynamics no mundo todo, pilotos e unidades aéreas agora podem acessar as aulas de treinamento virtual do LAPD. Eles podem treinar com Gallagher em um ambiente de VR totalmente imersivo e avaliar seu desempenho em relação a um dos pilotos policiais mais experientes do mundo. “Estamos revolucionando o treinamento de pilotos e democratizando o acesso à instrução de classe mundial por meio da RV, e nossa parceria com o LAPD é a mais recente prova”, disse Fabi Riesen, fundadora e CEO da Loft Dynamics. “A adoção pioneira da nossa tecnologia pelo LAPD demonstra como a RV pode transformar programas localizados em referências globais para segurança e desenvolvimento de habilidades. Juntos, não estamos somente definindo novos padrões para a preparação dos pilotos policiais, mas também redefinindo o que é possível para setores como combate aéreo a incêndios, assistência a desastres e muito mais. É assim que construímos e dimensionamos a próxima geração dos melhores pilotos da categoria.”