LAAD 2013: Governo do Pará adquire dois helicópteros Esquilo para a Segurança Pública
14 de abril de 2013 1min de leitura
14 de abril de 2013 1min de leitura
A Helibras assinou nesta quarta-feira (10), em seu estande na LAAD – Defence & Security 2013, um contrato para fornecimento de dois novos helicópteros do modelo Esquilo AS350 B2 para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Essas aeronaves foram adquiridas para compor o planejamento de segurança do Governo do Estado em razão da demanda prevista pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira.
O Pará é o primeiro estado brasileiro a contratar operação de crédito junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social, que permite financiar a aquisição de bens de capital (por exemplo, novos helicópteros) em condições diferenciadas. “O Financiamento do BNDES já é utilizado por clientes do mercado civil para compra de helicópteros modelo Esquilo, único produto aeronáutico de asas rotativas fabricado no Brasil e reconhecido pelo BNDES como produto nacional. Por meio dele, os governos têm mais uma alternativa para adquirir o Esquilo brasileiro, produto que agora faz parte da Base Industrial de Defesa”, comenta François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras.
Os helicópteros serão configurados com os mais modernos sistemas para resgate e segurança como guincho de salvamento, gancho de carga, rádio policial multi frequência, blindagem do piso da cabine, kit rappel e o sofisticado sistema de vigilância aérea composto de imageador térmico, display em HD, e transmissor e receptor portátil de imagens em HD a longa distância, entre outros itens, para atender às missões em toda a grande extensão daquele Estado.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará já possui dois outros helicópteros do mesmo modelo, tendo iniciado suas operações aéreas em 2005. As aeronaves recém-adquiridas deverão ser entregues em maio de 2014.
Fonte: Helibras
Enviar comentário