Kopter estuda construir fábrica no Paraná ou em São Paulo
19 de agosto de 2019 2min de leitura
19 de agosto de 2019 2min de leitura
Presente pela primeira vez na feira de aviação executiva LABACE, em São Paulo, o fabricante Kopter Group, da Suíça, tem planos ousados para o mercado brasileiro. Além de oferecer o helicóptero SH09, modelo que deve ser certificado nos Estados Unidos e Europa ainda neste ano, a empresa também quer construir uma fábrica no Brasil.
“O mercado brasileiro de helicópteros é muito expressivo e queremos fazer parte dele. Estamos negociando com os estados do Paraná e São Paulo para implantar uma fábrica no Brasil, Se tudo der certo, a construção deve começar em 2021”, disse Christian Gras, vice-presidente de vendas do Kopter Group.
A empresa suíça trouxe para o evento em São Paulo uma maquete em tamanho real do SH09, modelo que pode incomodar a carreira do consagrado Esquilo da Airbus, hoje o helicóptero mais vendido do mundo na categoria de helicópteros leves utilitários e monoturbina.
“Esse é um segmento que não recebe novidades há mais de 40 anos (o Esquilo estreou em 1975) . Estamos chegando oferecendo um produto de última geração e com performance superior”, afirmou Gras, acrescentando que a Kopter já tem 10 clientes no Brasil para o SH09.
Empresa novata
Ainda considerada novata no mercado de helicópteros, a Kopter funciona desde 2007. A companhia antes era conhecida como Marenco Swisshelicopter e adotou a marca atual no começo de 2018. A empresa também mudou o nome do helicóptero de “SKY-e SH09” para apenas SH09.
Os dados de performance e capacidade sobre o SH09 divulgados pela Kopter colocam o aparelho em ligeira vantagem contra modelos tradicionais do segmento, como o Bell 407 e os Airbus H130 e H125.
A aeronave pode voar a velocidade de cruzeiro de 260 km/h e tem alcance de 800 km ou até 5 horas de voo. O peso máximo de decolagem do SH09 é de 2.800 kg, incluindo uma carga içada de 1.500 kg. Sem carga externa, o helicóptero decola com 2.650 kg e pode transportar de cinco a oito passageiros. A fabricante também propõe o modelo em versões para forças policiais e resgate aéreo.
O que mais chama atenção no helicóptero suíço é o rotor de cauda com as hélices envolvidas por uma carenagem. Esse tipo de configuração é conhecido como Fenestron, mas esse nome é uma marca registrada pela Airbus e por isso outras fabricantes não podem usá-lo.
O helicóptero da fabricante suíça voou pela primeira vez em 2 de outubro de 2014 e desde então o aparelho vem sendo testado. A Kopter construiu três protótipos para o programa e já soma 70 pedidos de clientes dos EUA e Europa, como empresas de táxi-aéreo e resgate aeromédico. O SH09 é avaliado em cerca de US$ 3,5 milhões.
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