As aeronaves de asa rotativa produzidas pela Russian Helicopters estão ativamente envolvidas em operações de combate a incêndio na Espanha, em Portugal e em outros países europeus. O modelo KAMOV, Ka-32A11BC, com toda sua multifuncionalidade, é capaz de atingir os locais de incêndio em tempo recorde e despejar aproximadamente 5 toneladas de água para extinguir um fogo.

ka1

A temporada de elevado risco de incêndio na Península Ibérica começa, todo ano, no meio de maio e vai até outubro. Por todo este período, cerca de 20 helicópteros Ka-32A11BC ficam baseados perto de massas de água por toda a península.

As principais zonas de incêndio situam-se em Sevilha e Valência, no sul da Espanha. Durante a temporada, um único helicóptero completa 300 horas de voo.

As vezes, os helicópteros gastam 14 horas por dia para concluir operações complexas. Um helicóptero pode completar entre cinco e 30 viagens por hora, dependendo da distância entre o incêndio e a massa de água.

ka2

Este modelo de combate a incêndio consegue extinguir incêndios utilizando dispositivos de balde (Balde Bambi) ou canhões de água. O Ka-32A11BC satisfaz as regras de aviação AP-29 e, em 2009, foi certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

O helicóptero também foi certificado no Brasil, no Canadá, na China, na Índia e em outros países. Em dezembro de 2012, ele recebeu um certificado de navegabilidade aérea na Austrália.

Para saber mais leia: A baixa disponibilidade dos helicópteros Kamov preocupa bombeiros em Portugal

Fonte: Rotor & Wing