Justiça Federal autoriza PMMG a utilizar aeronave apreendida na Operação Maus Caminhos
03 de agosto de 2019 2min de leitura
03 de agosto de 2019 2min de leitura
Na tarde de sexta-feira, 26 de julho de 2019, em Brasília-DF, a Exma. Desembargadora Mônica Sifuentes (do Tribunal Regional Federal da 1ª Região), acatou pedido formulado pela Advocacia Geral do Estado (AGE) e nomeou a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) como fiel depositária de aeronave Cessna Citation – XLS, apreendida pela Polícia Federal (PF) na Operação Maus Caminhos que apura desvio de verbas públicas da saúde e no combate a corrupção no Estado do Amazonas.
Na oportunidade, o Cel PM Frederico Geraldo Ferreira (Comandante do Comando de Aviação do Estado – Comave) e o Dr. Danilo Antônio de Souza Castro (Advogado Adjunto da AGE) assinaram o Termo de Fiel Depositário.
O avião, produto de lavagem de dinheiro, antes utilizado por grupo investigado na operação Maus Caminhos da PF, passará agora a atender as demandas da sociedade mineira.
O dinheiro desviado foi recuperado e um dos bens apreendidos será utilizado pela PMMG com finalidade pública, sem nenhum investimento necessário.
Com a incorporação dessa aeronave ao Comave, a PMMG fortalece e potencializa a capacidade de respostas rápidas e eficientes às demandas do Estado, visto que trata-se de um avião a jato com velocidade média de 800 km/h e alcance de 3.500 km.
A aeronave será empregada no conceito multi-missão, permitindo atendimento a vários Órgãos do Estado, principalmente em ações de combate ao crime organizado, segurança pública, defesa civil, transporte de enfermos e órgãos vitais, ações de meio ambiente, escoltas e remoção de presos de alta periculosidade
Importante salientar que essa vitória do Estado de Minas Gerais não teria sido possível sem o envolvimento direto do Exmo. Sr. Comandante Geral da PMMG, Cel PM Giovanne Gomes da Silva, do Exmo. Sr. Chefe do Estado da PMMG, Cel PM Marcelo Fernandes, do Exmo. Sr. Chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel PM Rodrigo Souza Rodrigues, do Exmo. Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Nelson Missias de Morais e do Exmo. Advogado Geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Sérgio Pessoa de Paula Castro.
A atual política do Governo visa estimular o compartilhamento de recursos e a integração entre os órgãos estatais, de forma a aumentar a eficiência e a economia no emprego dos recursos públicos. Fica a certeza de que o povo mineiro poderá contar com a atuação eficiente do Governo do Estado e da PMMG.
Operação Maus Caminhos
Um grupo criminoso que desviava recursos públicos por meio de contratos milionários firmados com o governo do Estado do Amazonas foi desarticulado por meio da operação Maus Caminhos, em 2016.
A partir da primeira fase, cujo alvo principal girava em torno do uso do Instituto Novos Caminhos (INC) para realização dos desvios, surgiram novos fatos e repercussões que levaram o caso a figurar na lista das mais significativas atuações do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, no combate à corrupção.
Enviar comentário