Integrantes do GTA/AP são treinados para realizar atendimento aeromédico
30 de novembro de 2015 1min de leitura
30 de novembro de 2015 1min de leitura
Os 22 integrantes do Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA/AP) participaram de um treinamento em atendimento de emergência e transporte aeromédico, na manhã de quarta-feira, 18, no hangar onde funciona a base do GTA. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos profissionais em primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.
A grade de treinamento GTA teve início com condicionamento físico, incluindo rapel, resgate em altura e aquático, assim como aulas de mergulho. A última fase do treinamento será concluída quando o helicóptero, comprado pelo Governo do Estado, estiver em Macapá, o que deve acontecer até o início de dezembro.
Para o comandante do grupamento, Ruben Júnior, essa preparação é de extrema importância, pois por falta da aeronave, principal ferramenta do GTA, o grupo realizava apenas atividades terrestres. “É necessário essa reciclagem dos nossos profissionais, sempre atualizando para que o atendimento a pacientes feridos ou em situações de risco possa ser seguro; com a chegada do helicóptero, devemos estar altamente qualificados, e é isso que estamos fazendo”, declarou.
Militares do Corpo de Bombeiros ministram a capacitação, prevista para terminar nesta quinta-feira, 19, e avaliam o empenho dos integrantes do GTA. “Nossos atendimentos geralmente são feitos em ambulâncias, e eles vão fazer isso também, só que em um helicóptero, e a atenção deve ser redobrada, sempre avaliando a vítima desde o primeiro momento, até achegada no hospital”, disse o capitão Delson Barbosa, um dos instrutores do curso.
O helicóptero adquirido pelo Governo do Amapá é do modelo Esquilo AS350 B2, com capacidade para até seis passageiros mas devido a necessidade em atendimento médico e operações o número de ocupantes na aeronave deve aumentar com as adaptações.
Fonte: Diário do Amapá
Enviar comentário