Os 22 integrantes do Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA/AP) participaram de um treinamento em atendimento de emergência e transporte aeromédico, na manhã de quarta-feira, 18, no hangar onde funciona a base do GTA. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos profissionais em primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.

b51591ca857563cae3bb372497cd7e2c_XL

A grade de treinamento GTA teve início com condicionamento físico, incluindo rapel, resgate em altura e aquático, assim como aulas de mergulho. A última fase do treinamento será concluída quando o helicóptero, comprado pelo Governo do Estado, estiver em Macapá, o que deve acontecer até o início de dezembro.

Para o comandante do grupamento, Ruben Júnior, essa preparação é de extrema importância, pois por falta da aeronave, principal ferramenta do GTA, o grupo realizava apenas atividades terrestres. “É necessário essa reciclagem dos nossos profissionais, sempre atualizando para que o atendimento a pacientes feridos ou em situações de risco possa ser seguro; com a chegada do helicóptero, devemos estar altamente qualificados, e é isso que estamos fazendo”, declarou.

Militares do Corpo de Bombeiros ministram a capacitação, prevista para terminar nesta quinta-feira, 19, e avaliam o empenho dos integrantes do GTA. “Nossos atendimentos geralmente são feitos em ambulâncias, e eles vão fazer isso também, só que em um helicóptero, e a atenção deve ser redobrada, sempre avaliando a vítima desde o primeiro momento, até achegada no hospital”, disse o capitão Delson Barbosa, um dos instrutores do curso.

O helicóptero adquirido pelo Governo do Amapá é do modelo Esquilo AS350 B2, com capacidade para até seis passageiros mas devido a necessidade em atendimento médico e operações o número de ocupantes na aeronave deve aumentar com as adaptações.

Fonte: Diário do Amapá