Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Oficiais CBMERJ
ao curso Pós-Graduação lato sensu
Gestão Operacional nas Organizações
Nível de Especialização
do Programa FGV In Company
requisito para a obtenção do
título de Especialista

A cultura de uma organização pode ser entendida como suposições básicas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um determinado grupo. Dessa forma, cultura de segurança, enquanto um aspecto daquela, pode ser traduzida nos diversos esforços observáveis que os funcionários empreendem na rotina operacional visando minorar os riscos aos quais estão expostos.

GOA CBMERJ

Visando avaliar a cultura de segurança dos militares que compõe o efetivo do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) no que tange ao emprego do guincho elétrico aeronáutico em detrimento da técnica de exfiltração “McGuire”, 66 militares do GOA responderam a um questionário composto de duas seções, visando identificar valores, crenças e atributos relacionados à cultura de segurança na Unidade.

 

Da análise das respostas, identificou-se a necessidade de treinamento da tropa, bem como a aquisição de outros equipamentos a serem utilizados nas aeronaves. Por fim, foram elaboradas medidas visando mudar o atual cenário no que tange o emprego do guincho elétrico aeronáutico em operações aerotáticas.

Acesse o artigo na íntegra:

A influência da cultura de segurança na manutenção e continuidade do emprego do Guincho Elétrico aeronáutico nas operações de salvamento do CBMERJ

Autores: Capitão CBMERJ NATAN LIMA PARACAMPOS BARROSO, Capitão CBMERJ FABIO BRAZ PEREIRA , Capitão CBMERJ ADILON REPOSSI PEREIRA DA SILVA , Capitão CBMERJ FÁBIO GEAQUINTO DE ARAUJO, Capitão CBMERJ RODOLFO AUGUSTO FRANÇA CAMPOS e Capitão CBMERJ ARTUR DOS SANTOS ROZA.