No sábado, 27 de março, a Guardia di Finanza (GdF) da Itália teve um acidente com seu novo helicóptero bimotor Leonardo AW169M, na base no Aeroporto de Bolzano.

O acidente ocorreu por volta das 9h30 causando lesões leves para os dois inspetores a bordo da aeronave, adquirida há um ano pela GdF.

Italy_GdiF_UH-169A_crash_1-900x570

O acidente foi registrado pelas câmeras do aeroporto, tendo a aeronave sofrido danos de grande monta, mas sem ferir os dois tripulantes e os dois militares que se encontravam no solo.

O primeiro atendimento do acidente foi efetuado pelo pessoal do destacamento do aeroporto próximo da Brigada de Incêndio de Bolzano, e o local do acidente foi devidamente preservado para permitir a realização de investigações pelas autoridades competentes.

O helicóptero acidentado, um Leonardo AW169, foi adquirido há pouco mais de um ano pela Guardia di Finanza como parte de um plano de modernização da frota aérea, é um helicóptero de última geração. O preço de um AW169 equipado é pouco menos de 10 milhões de euros.

A Guardia di Finanza é uma agência de polícia de fronteira da lei sob a autoridade do Ministro da Economia e Finanças da Itália. A Guardia di Finanza é essencialmente responsável por lidar com crimes financeiros e contrabando e também evoluiu para a principal agência da Itália para suprimir o comércio ilegal de drogas.

Em novembro de 2018, a agência encomendou 22 helicópteros bimotores AW169M de nova geração. O contrato, avaliado em € 280 milhões, inclui um pacote abrangente de suporte e treinamento que pode ser estendido com serviços opcionais avaliados em € 100 milhões. A entrega de todos os AW169Ms está prevista para ser concluída até 2024.

Veja no vídeo abaixo o momento do acidente: