IBAMA Realiza 1º Encontro Técnico de Nivelamento de Instrutores de Pilotagem Remota
18 de setembro de 2019 1min de leitura
18 de setembro de 2019 1min de leitura
Na última semana o IBAMA realizou o 1º Encontro Técnico de Nivelamento de Instrutores de Pilotagem Remota. O evento foi coordenado pelo Centro de Operações Aéreas (COAER) e reuniu os 12 servidores que estarão a frente do 1º Curso de Formação de Pilotos Remotos (CFPR) do IBAMA, com a perspectiva de ser realizado ainda esse ano, na modalidade semipresencial.
Na abertura da reunião o chefe do COAER, Everton Almada Pimentel, exaltou a importância dos meios aéreos não tripulados para o atingimento dos objetivos institucionais e destacou que as aeronaves remotamente pilotadas (popularmente chamadas de drones) trabalharão em plena sinergia com as aeronaves convencionais, afirmando que são “meios complementares”.
Os instrutores puderam trocar experiências e conhecimento, tendo como objetivo a harmonização de procedimentos.
Além disso, buscaram discutir o projeto pedagógico, apresentar conteúdo elaborado especialmente para o curso e detalhar as atividades práticas a serem realizadas.
Atualmente o IBAMA opera 25 aeronaves remotamente pilotadas engajando-as no apoio à fiscalização ambiental, ao combate a incêndios florestais e outras atividades do órgão, tendo como destaque o uso nos mais variados ambientes operacionais, desde o mar territorial até a floresta amazônica, passando por Cerrado e Pampas.
Recentemente o Instituto iniciou processo de aquisição de aeronaves mais modernas e adequadas às suas necessidades, assim, espera ampliar o uso dessa importante ferramenta tecnológica muito em breve.
Enviar comentário