Aproveitando a renovação da autorização de carga externa de suas operações aéreas e o início da temporada do fogo o Ibama, por meio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), promoveu entre os dias 18 e 29 de julho treinamento de combate a incêndios florestais e carga externa com helicópteros para os pilotos e mecânicos que operam com o Instituto.

Os instrutores do Prevfogo ministraram o conteúdo relacionado ao fogo, como comportamento e formas de combate, além do funcionamento das brigadas municipais. O Comandante Rodolfo Lobo, chefe de carga externa, explanou sobre o emprego de carga externa e as técnicas de combate aéreo com emprego do bambi bucket.

O Mecânico Sérgio Nascimento da Helisul Táxi Aéreo – empresa contratada pelo Instituto para fornecimento das aeronaves e logística operacional, apresentou o Manual de Carga Externa (MCE) do Ibama aos mecânicos, de modo a detalhar os cuidados e formas de garantir a segurança das operações, já que o manual prevê a participação dos mesmos como mestres de carga.

Com o apoio fundamental da Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FAL), que cedeu o espaço e o abastecimento de água e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF), que disponibilizou um caminhão-tanque para abastecimento da aeronave do Ibama, foram realizados exercícios práticos de transporte de carga externa e combate a incêndios florestais.

As atividades incluíram a captação de água em piscinas e fontes naturais e o lançamento em estrada dividida em raias para avaliação de precisão e em linhas de fogo controlado, em conjunto com os brigadistas da Brigada Tiro Quente – responsáveis pela montagem do acampamento e circuito da simulação.

No segundo dia do exercício prático as atividades mudaram de local por algumas horas, com deslocamento dos brigadistas e aeronave para apoio a combate a incêndio florestal no Jardim Botânico de Brasília.

Além das atividades com os pilotos e mecânicos o Comandante Rodolfo Lobo e o Tripulante Operacional Emerson Bichara (CBM-PA) ministraram instrução com os brigadistas que participam das operações, explanando sobre as características dos helicópteros empregados pelo Ibama, regras de segurança operacional, transporte de ferramentas, embarque e desembarque e procedimentos de emergência.

As instruções e exercícios foram acompanhados por inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que avaliaram o cumprimento do manual de carga externa e sugeriram melhorias de procedimentos no sentido de aprimorar a segurança das operações.

Os exercícios práticos na Fazenda Água Limpa e o combate realizado no Jardim Botânico de Brasília além de promoverem a manutenção e evolução da perícia dos envolvidos, serviram como exemplo da importância do trabalho conjunto e da cooperação entre instituições, como Universidade de Brasília e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Confira mais fotos do treinamento:


Fonte: IBAMA.