IBAMA promove 5º treinamento de carga externa e combate a incêndios florestais com helicópteros
02 de agosto de 2019 2min de leitura
02 de agosto de 2019 2min de leitura
Maranhão – O Ibama, dando prosseguimento ao programa de aprimoramento continuado de suas operações, promoveu o 5º Treinamento de Carga Externa e Combate a Incêndios Florestais com Helicópteros.
Organizado pelo Centro de Operações Aéreas do Ibama (COAer) e pelo Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), o evento ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho, nas cidades de Imperatriz e Grajaú, estado do Maranhão, contando também com a participação de representantes de diversas forças de segurança pública do país.
Na ocasião foram ministradas aulas teóricas e práticas, cujo treinamento objetivou capacitar pilotos, tripulantes e agentes envolvidos diretamente no combate a incêndios florestais.
Essa natureza de evento faz parte de programa continuado de capacitação que visa manter e aprimorar a doutrina de combate a incêndios florestais com emprego de meios aéreos, combinando técnicas de transporte de carga e pessoas em helicópteros com atividades de Manejo Integrado do Fogo (MIF).
As ações desenvolvidas no treinamento tiveram como enfoque principal o emprego de helicópteros e incluíram o transporte de carga externa com gancho da aeronave; carga externa com uso de guincho; embarque, desembarque e transporte de brigadistas; captação de água para uso de helibalde em represa ou piscina transportável; rapel; e combate direto a incêndios com uso de helicópteros.
A brigada especializada do Prevfogo/RJ também esteve presente no evento, destacando-se pela utilização da técnica de rapel, empregada nas operações em locais de difícil acesso, procedimento essencial para a preparação de áreas para o pouso das aeronaves.
O evento também capacitou a brigada especializada de pronto emprego do estado do Maranhão, onde atuam em locais de elevado nível de incidência de queimadas, sobretudo em terras indígenas vulneráveis a focos de incêndios. Foram realizadas técnicas de embarque e desembarque operacional, sobrevoo em áreas de incêndios e embarque e desembarque de equipamentos de combate, utilizando entre outros instrumentos: abafadores, enxadas, foices e bombas costais.
A participação em conjunto dos diversos operadores públicos no evento é fator primordial para o aprimoramento das operações aéreas e de combate a incêndios florestais, conferindo assim maior efetividade nas políticas de proteção ao meio ambiente e de segurança operacional no país.
Agradecimentos:Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão;Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro;Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais;Núcleo de Operações e Transporte Aéreos da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.
Enviar comentário