Houston/EUA – Um operador americano de serviço aeromédico lançou um novo programa que atende a cães policiais feridos em serviço. Segundo informações, o programa da Life Flight é o primeiro do tipo no país.

A cadela policial Sita atuou como a primeira “vitima” simulada, desempenhando um papel fundamental no início do programa.

105030877_10158343866754720_6945594470230121435_o

“Ela foi a piloto de teste do programa e a primeira cadela a voar em um helicóptero Life Flight”, disse a oficial Kristin Uhlin, a treinadora de Sita, à imprensa.

Sita viajou no helicóptero com enfermeiras e paramédicos da Life Flight enquanto eles treinavam com veterinários os protocolos de atendimento de emergência com animais.

“Nós partimos de iniciar o protocolo para estabelecer acesso as vias aéreas, gerenciamento de feridas, e administração de soro – no caso de haver hemorragia”, disse Rudy Cabrera, enfermeira chefe da Life Flight.

A equipe da Life Flight também desenvolveu um kit de emergência canino e treinou os bombeiros.

Enquanto estiverem no helicóptero, os animais feridos serão transportados com focinheira para manter a segurança da equipe e então serão transportados para um hospital de animais.

A cadela Sita faleceu em junho aos 15 anos, após servir na Polícia de Houston por mais de 13 anos. Seu legado ficará como o primeiro cão-piloto de teste da Life Flight.