Canadá – Setenta anos atrás, em 23 de setembro de 1950, um helicóptero foi usado para resgatar um vigia na Montanha Azure em Wells Gray Park, no estado da Columbia Britânica/Canadá. Este evento foi possivelmente o primeiro resgate em montanha realizado por um helicóptero no Canadá.

Foi notícia em todo o Canadá, mas logo foi esquecido e perdido na história, até que a Forest History Association of British Columbia publicou recentemente uma história detalhada sobre este interessante evento.

22836057_web1_201001-NTS-ValleyVoices-HelicopterRescue-WellsGray_2

Em setembro de 1950, Albert David Flowers (que serviu na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais) estava trabalhando em um remoto mirante florestal no topo da Montanha Azure em Wells Gray Park, onde seu trabalho era enviar relatórios diários de focos de incêndio e meteorologia.

O filho de Albert, Gerald, que tinha acabado de fazer 15 anos, era a única pessoa com ele. Os dois estavam morando em uma grande tenda e ocupados construindo uma pequena cabana da qual estavam levantando as paredes e cortando suas aberturas.

Inesperadamente, Albert foi atingido na perna por uma pedra que caiu enquanto limpava uma trilha. Quando a perna piorou progressivamente, eles perceberam que ele precisava de tratamento médico e pediram ajuda pelo rádio.

Um helicóptero da Okanagan Air Services foi desviado de seu trabalho de transporte de equipamento e pessoal até o local, atualmente conhecido como Mina Quatro da Sorte ao sul de Hope, BC, para pegar Albert ferido e transportá-lo rapidamente para um atendimento médico em Kamloops.

O helicóptero era um Bell 47B-3 (prefixo CF-FZX), com a cabine aberta e praticamente “depenado” de acessórios para operar em grandes altitudes. Seu piloto era DK ‘Deke’ Orr, que havia sido treinado pelo famoso piloto Carl Agar (vencedor do Troféu Trans-Canada (McKee) em 1950).

Deke teve que voar com seu helicóptero a uma altitude de 6.200 pés.  Quando o helicóptero chegou, Gerald teve que cortar uma série de pequenas árvores para limpar o suficiente de uma área para que o helicóptero pudesse pousar com segurança praticamente no topo da montanha com ventos fortes. Uma façanha impressionante com certeza, e possivelmente acabou sendo o primeiro resgate de helicóptero no Canadá.

O menino ferido foi então colocado no helicóptero e eles partiram. Gerald tirou várias fotos enquanto eles se preparavam para partir e também quando Deke decolou para levar Albert ao Hospital Kamloops para tratamento.

Como o helicóptero tinha apenas dois assentos e nenhum espaço para outra pessoa, Gerald foi deixado por conta própria para conseguir um meio de transporte para deixar a montanha.

Gerald diz que no dia seguinte desceu a montanha, fez um curto passeio de barco e saiu do Wells Gray Park, percorrendo uma distância de cerca de 40-45 km em dois dias.

Mais tarde, Gerald Flowers escreveria essa história ilustrada com as várias fotos que tirou e guardou por sete décadas. A história está agora em um documento PDF de 26 páginas, Canada’s First Mountain Helicopter Rescue – 1950, de Gerald e Ken Flowers (2020) disponível para download no site da Forest History Association of British Columbia (www.fhabc.org).

Clique abaixo e leia a história completa

CANADA’S FIRST MOUNTAIN HELICOPTER RESCUE – 23/Setembro/1950