A Helisul, uma das principais empresas de aviação do Brasil, anunciou diversas novidades durante a sua participação na LAAD 2025, realizada no Rio de Janeiro.
Parceria para comercialização no Brasil da aeronave de vigilância P68 Observer
A Helisul anunciou uma parceria estratégica com a fabricante italiana Vulcanair Aircraft para a comercialização, customização, suporte de engenharia e instalação de sistemas de missão na aeronave P68 / Observer em território nacional.
Com asas altas, alta autonomia e baixo custo operacional – o mais competitivo da sua categoria – o modelo P68 Observer se destaca como uma das aeronaves de vigilância mais utilizadas no mundo para missões de patrulhamento ambiental, rodoviário, costeiro, controle de fronteiras, combate ao desmatamento, incêndios e ações de busca e resgate.
A iniciativa marca um avanço importante para o setor de segurança aérea no Brasil. Com a parceria, a Helisul passa a apresentar o modelo aos seus clientes com o objetivo de se tornar distribuidora oficial no país. A aeronave será oferecida com suporte técnico completo e possibilidade de customização conforme a missão a ser executada.
“O P68 Observer é uma plataforma extremamente versátil, confiável e econômica. A entrada dessa aeronave no mercado brasileiro vai reforçar a capacidade de vigilância e patrulhamento do país, além de colocar o Brasil em sintonia com os países da América Latina que já utilizam o modelo com sucesso”, afirma Marcelo Madruga, gerente de Novos Negócios do grupo Helisul.
HELISUL Engenharia oferece inovação e tecnologia
Em 2024, foi consolidada a aquisição da Albatross Indústria Aeronáutica, que passou a se chamar HELISUL Engenharia. Com esse reforço, a HELISUL agregou conhecimento ao seu portfólio, como desenvolvimento de sistemas embarcados, sistemas de guerra eletrônica e inteligência de sinais, modernização de aeronaves militares, desenvolvimento de drones de todas as classes, sistemas de guiagem de armamento, sistemas de comunicação segura e integração de aeronaves de missão especial (C4ISTAR + Cyber), incluindo segmentos de solo.
Para Juliano Sansão, ex-CEO da Albatross e atual Diretor da HELISUL Engenharia, apesar da fusão ter ocorrido recentemente, a parceria de longa data das empresas permitiu que a HELISUL se destacasse e se tornasse referência no mercado militar e de segurança pública, principalmente na área de vigilância e sistemas C5, cobrindo todos os aspectos da operação, apresentando flexibilidade e eficácia nas soluções.
“Já estamos fazendo história, fornecendo equipamentos de ponta produzidos no Brasil, mudando doutrinas, influenciando decisões e oferecendo meios para melhoria da filosofia com a qual as forças de segurança e militares operam, servindo de exemplo para outros países e forças”, observa.
Atualmente, a HELISUL atua de maneira disruptiva e de forma a remodelar conceitos operacionais de forças civis e militares oferecendo sistemas completos C5ISTAR com especial atenção aos mais novos desenvolvimentos na área de IA, sensores e conectividade, focando na previsibilidade, projeção de cenários, agilidade de resposta frente às demandas do ambiente e a problemática VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity).
Na LAAD, a HELISUL apresentou, juntamente com seus parceiros, sistemas SIGINT (Inteligência de Sinais), COMMINT (Inteligência de Comunicação), ELINT (Inteligência Eletrônica), COMJAM (Interferência de Comunicação), ESM (Medidas de Suporte Eletrônico), SAR (Radar de Abertura Sintética), sistema de missão, sistema C5ISTAR, sistemas de detecção de celulares, de detecção e extração de informações utilizando IA, sistema de detecção automática de queimadas, de vigilância marítima, VTS (Vessel Traffic Service), soluções de conectividade, aeronave P-68C de missão especial e drones de alto alcance classes II e III, além de vários cockpits, incluindo um cockpit para aeronaves de ataque leve e treinamento e outro para aeronaves multimissão avançada com display WAD.
Enviar comentário