Espírito Santo – A Força-Tarefa Conjunta Capixaba utiliza helicópteros nas operações. São realizados voos para demonstração de força e reconhecimento das áreas de atuação da Operação na Grande Vitória.

Quase 2 mil homens das Forças Armadas estão fazendo o patrulhamento, utilizando blindados, caminhões e helicópteros ajudam no trabalho dos militares.

Jaguar1

Fotos: 1º Sgt Domingos

A bordo do helicóptero HM-4 Jaguar, da Aviação do Exército, um dos mais modernos helicópteros do mundo, os militares sobrevoaram as cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra.

Outro helicóptero utilizado é o Esquilo (HB 350 L1 / AS 550). Essa aeronave possui um imageador aéreo e com ele é possível acompanhar e monitorar as operações e movimentações de pessoas e veículos nas ruas.

Em um dos voos desse helicóptero, uma equipe de reportagem da TV Gazeta ES (Globo) embarcou e acompanhou as operações. Segundo a reportagem foi possível ver as áreas prioritárias de atuação das tropas. São terminais de ônibus e vias de maior fluxo como a BR-262, em Cariacica.

Reprodução TV Gazeta ES

Reprodução TV Gazeta ES

Com o helicóptero, também é possível patrulhar as áreas mais altas das cidades, onde os veículos normalmente não chegam.

Em uma das ocasiões, durante o sobrevoo realizado pela reportagem, foi possível ver de perto uma abordagem do Exército. Enquanto isso acontece, a câmera instalada no helicóptero consegue mostrar bem de perto em qualquer momento do dia ou da noite.

O recurso, além das tropas que estão nas ruas e das que ainda vão chegar, tem o objetivo de dar mais segurança aos moradores do estado.

Um escritório foi montado para definir as estratégias de atuação. No local, estão reunidos representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Reprodução TV Gazeta ES

Reprodução TV Gazeta ES

https://youtu.be/z0N_Vg9N05E

Fonte: G1, GazetaOnLine e Exército Brasileiro.