Três helicópteros vão reforçar a área de Segurança Pública em Goiás. As três aeronaves AW119Ke foram entregues na manhã do dia 29/09 pelo governador Marconi Perillo, na Praça Cívica, em Goiânia, à Secretária de Segurança Pública e Justiça para atuar nas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Dotados com equipamentos modernos de segurança, os três helicópteros vão ser utilizados no combate à criminalidade, a incêndios florestais e salvamento de vítimas.

O governador Marconi Perillo fez o voo inaugural, acompanhado do secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado Neto.  O secretário afirmou que o Governo vem desde o início do ano cumprindo todos os trâmites exigidos para colocar as aeronaves em atividade. A partir de hoje elas já estão à disposição das polícias e bombeiros. Os helicópteros foram adquiridos com recursos do Estado e do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O secretário João Furtado Neto disse ainda que já a partir deste final de semana, as polícias civil e militar vão reforçar as operações de repressão ao crime, especialmente à quadrilhas que vem atuando no Estado no roubo a banco. “Não me impressiono com estas quadrilhas que estão vindo pra Goiás praticar crimes. Vamos prender a todos e a nossa inteligência já tem informações que nos levarão até os autores destes crimes”, garantiu o secretário.

As aeronaves são de fabricação norte-americana e todos os pilotos foram treinados pela empresa fabricante, a AgustaWestland. Cada uma tem capacidade para transportar oito passageiros, incluindo o piloto, e autonomia para 3h20 de voo. A capacidade do bagageiro é para 150 quilos.

O helicóptero do Corpo de Bombeiros conta com um equipamento a mais para combate a incêndios florestais que é o bambi bucket, capaz de transportar até mil litros de água. Além de maca e equipamentos para busca e salvamento de vítimas a um raio de 150 quilômetros no Entorno de Goiânia. Além dos pilotos, três equipes composta de médicos e enfermeiros e outra de busca e salvamento receberam treinamento especializado para utilizar a aeronave nas ocorrências.


Fonte: Agência de Notícias de Goiás