Helicópteros aeromédicos tem o dobro da taxas de acidentes fatais
02 de novembro de 2021 1min de leitura
02 de novembro de 2021 1min de leitura
Os helicópteros em operação aeromédica têm o dobro da taxa de acidentes fatais em comparação com todos os outros tipos de operação por 100.000 horas de voo. Essa é a conclusão dos pesquisadores da Embry-Riddle Aeronautical University Richard Simonson, um Ph.D. candidato e professores mentores Joseph Keebler e Alex Chaparro. Os três trabalharam para identificar os cenários específicos de acidente com helicópteros aeromédicos associados a uma maior probabilidade de fatalidades.
A pesquisa, publicada no início deste ano pelo Jornal Aviation Medicine and Human Performance, analisou os registros de acidentes ao longo de um período de 35 anos (1983-2018) e descobriu que voar à noite, sob as regras de voo por instrumentos (IFR), e o incêndio da aeronave pós-acidente estão associados a uma maior probabilidade de fatalidades.
A pesquisa sugere que pode ser a hora de reavaliar a segurança das operações aeromédicas com helicóptero, visto que as operações evoluíram de 25.000 horas em 1980 para quase 600.000 em 2017. “As discussões das questões de segurança podem incluir a situação de piloto único, bem como tornar os sistemas de combustível mais resistentes ao fogo”, disse Keebler, professor associado de fatores humanos da Embry-Riddle (Booth 1357).
Usando análises estatísticas, os pesquisadores descobriram que o acidente noturno com um helicóptero tem 3,06 vezes mais probabilidade de sofrer uma fatalidade, em comparação com helicópteros voando durante o dia. Pilotos de helicópteros aeromédicos voando sob IFR têm 7,54 vezes mais probabilidade de se envolver em um acidente fatal, e a ocorrência de um incêndio pós-colisão tem 18,73 vezes mais probabilidade de resultar em morte, em comparação com um acidente sem incêndio.
O estudo estudou acidentes envolvendo 398 pessoas, incluindo 127 mortos e 94 feridos ao longo de um período de 35 anos. Além de Simonson, Keebler e Chaparro, contribuíram para a pesquisa Levi Demaris, que foi aluno de mestrado no programa de fatores humanos, e Eileen Frazer, que é diretora executiva da Comissão de Credenciamento do Sistema de Transporte Médico (CAMTS).
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