Helicóptero TH-119 da Leonardo recebe certificação IFR da FAA
31 de julho de 2019 2min de leitura
31 de julho de 2019 2min de leitura
A Leonardo anunciou hoje que seu helicóptero TH-119 recebeu certificação de tipo suplementar IFR pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
Com base no bem-sucedido AW119 Koala, o TH-119 é a tentativa da Leonardo de substituir a frota de helicópteros de treinamento TH-57 da marinha norte-americana. A certificação IFR é um requisito fundamental para o programa de substituição de helicópteros de treinamento da Marinha dos EUA, também conhecido como Sistema Avançado de Treinamento de Helicópteros TH-73, anteriormente TH-XX.
O TH-119 é o único helicóptero monomotor em décadas a atender aos requisitos atuais de IFR, permitindo que os pilotos operem a aeronave com segurança em condições meteorológicas difíceis e de baixa visibilidade, graças aos aviônicos avançados da Genesys Aerosystems e aos sistemas redundantes de voo para helicópteros.
Se selecionado, até 130 helicópteros TH-119 serão construídos na instalação de produção existente da Leonardo na Filadélfia, onde todos os AW119s são fabricados.
O TH-119 está prestes a se tornar o melhor helicóptero de treinamento monomotor no mercado por causa de suas capacidades únicas. É o único helicóptero flexível o suficiente para satisfazer todos os requisitos de voo de treinamento, desde autorotações básicas até procedimentos mais avançados com uso de óculos de visão noturna, por exemplo.
O seu potente e confiável motor Pratt & Whitney PT6B confere ao TH-119 as melhores margens de potência da sua classe, enquanto a estrutura resistente e duradoura resiste à rotina diária de treino.
Projetado com base nos depoimentos de antigos aviadores dos EUA e ex-pilotos instrutores da Marinha, o TH-119 possui um assento de observador ajustável que fornece uma visão completa do cockpit, permitindo um aprendizado mais efetivo, mesmo quando sentado atrás.
Esquis reforçados com sapatas removíveis resistem a incontáveis repetições de pousos e toques, enquanto o reabastecimento por pressão permite que o tanque de combustível seja abastecido com segurança sem corte do motor, o que reduz o tempo de retorno comparado a outras aeronaves.
O TH-119 fornece à Marinha dos EUA um cronograma de entregas e suporte de baixo risco, além de um perfil de custo econômico de um monomotor que economizará milhões de dólares aos contribuintes americanos em relação aos helicópteros bimotores.
O AW119 está em serviço em 40 países e foi selecionado por clientes militares, governamentais e parapúblicos de alto perfil, incluindo a Força Aérea Portuguesa, o Departamento de Polícia de Proteção Ambiental de Nova York e muitos outros na Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina.
Enviar comentário