Rio de Janeiro – Bombeiros da Região dos Lagos ganharam um reforço nos socorros realizados no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Entre os dias 11 e 15 de outubro, um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), equipado com maca, aparelho de oxigênio e desfibrilador, ficou baseado em Arraial do Cabo para atuar no apoio a ocorrências registradas em dez municípios.

Helicópteros do GOA do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Foto: Rammon Dias.

Helicópteros do GOA – Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Foto: Rammon Dias.

As missões incluem salvamentos marítimos, evacuações aeromédicas e salvamentos em montanha e altura. Serão beneficiados pela medida os moradores e visitantes de Saquarema; Araruama; Casimiro de Abreu; Silva Jardim; Iguaba Grande; São Pedro da Aldeia; Cabo Frio; Arraial do Cabo; Armação dos Búzios; Rio das Ostras e Macaé.

Oito militares atuaram, diariamente, na operação da aeronave: dois pilotos, um médico, um técnico em emergências médicas, um guarda-vidas, um tripulante operacional e dois mecânicos.

O emprego do helicóptero na Região dos Lagos é parte de um projeto piloto da corporação. O objetivo é intensificar a atuação do CBMERJ nesta área nos períodos em que cresce a presença de turistas, como é o caso dos feriados.

A iniciativa leva em conta a grande extensão da Baixada Litorânea e as estatísticas, que mostram elevado número de ocorrências que necessitam do emprego rápido e eficiente dos atendimentos prestados pelo CBMERJ.

O projeto é uma parceria entre os Comandos de Bombeiros de Área (CBAs) VIII (Atividades Especializadas) e V (Baixadas Litorâneas), do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e do quartel de Cabo Frio (18º GBM), com o apoio do Comando-Geral e do Estado Maior Geral.

Helicóptero em ação

goa

Na sexta-feira (13) o helicóptero do Corpo de Bombeiros realizou um salvamento no mar da Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A pessoa salva estava bem e foi liberada na praia mesmo.

Ainda de acordo com a corporação, já foram realizados cerca de 168 salvamentos no mar em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo entre quinta (12) e sexta, todos sem gravidade.

CBMRJ