Um helicóptero multimissão vai passar a compor os trabalhos de busca, salvamento, resgate e transporte de vítimas em situações de emergência na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que informou que a aeronave servirá também à Defesa Civil. O novo helicóptero será apresentado oficialmente em um resgate aéreo simulado, marcado para esta quarta-feira (18), no quartel-geral da corporação, localizado no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

helicoptero_bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave modelo Esquilo B2 está preparada para o atendimento pré-hospitalar, com maca, cilindros de oxigênio e demais equipamentos de emergência, busca e salvamento. Tem autonomia de voo de 3h20min, podendo levar até 2,25 toneladas de peso e até seis pessoas, contando com a tripulação.

Ainda segundo o CBMAM, um dos principais objetivos do transporte aeromédico nessa região é a redução no tempo-resposta a emergências. No município de Rio Preto da Eva, por exemplo, o tempo médio de transporte de uma vítima de acidente de trânsito em estado grave é de quase uma hora por via terrestre. Com o helicóptero, o tempo médio será reduzido para no máximo 15 minutos.

Para a operação da aeronave foi criado uma estrutura própria no CBMAM. É o Comando de Bombeiros Salvamento Aéreo e Regate- CBSAR, composto por 15 bombeiros militares.

O helicóptero também dará suporte às ações do Sistema de Segurança Pública voltadas para a Copa do Mundo em Manaus e vai atuar em outros eventos de grande concentração de pessoas.

Fonte: G1.