Um helicóptero de resgate médico Eurocopter EC135T1 pegou fogo e quebrou ao meio em voo, logo após a decolagem na segunda-feira (28/08), antes de colidir com um complexo de apartamentos perto de Fort Lauderdale, matando um capitão paramédico a bordo e um residente no solo, disseram as autoridades.

collage_helicopter_pompano-1140x570

A tripulação de três membros se dirigia para um resgate médico de emergência para levar o paciente ao hospital. Um vídeo postado online mostra chamas saindo do meio do helicóptero enquanto ele é seguido por uma longa nuvem de fumaça. O helicóptero então parece quebrar ao meio quando começa a espiralar, caindo no chão.

Um vídeo de outro ângulo mostrou as hélices do helicóptero girando vagarosamente. O EC135 com registro N109BC estava sendo operado pelo Broward Sheriff’s Office Fire Rescue.

O helicóptero colidiu com um complexo de apartamentos em uma área residencial, 800 metros (0,5 milha) a sudoeste do aeroporto, perto da North Dixie Highway e Atlantic Boulevard, disse o gabinete do xerife. Pompano Beach fica a cerca de 64 quilômetros ao norte de Miami.

O capitão de resgate de bombeiros do condado de Broward, Terryson Jackson, 49, e uma mulher morreram quando o helicóptero do Gabinete do Xerife de Broward caiu no telhado do complexo após decolar do Pompano Beach Airpark por volta das 8h45, disse o xerife Gregory Tony.

A outra vítima falecida era uma mulher adulta que estava em sua casa quando o helicóptero caiu, mas sua identidade não será divulgada até que sua família seja notificada, disse Tony.

Duas outras pessoas a bordo e outras duas pessoas no complexo de apartamentos ficaram feridas.

As quatro pessoas feridas foram levadas para o hospital Broward Health North, onde foram listadas em boas condições e não apresentavam ferimentos graves, de acordo com um relatório do Gabinete do Xerife de Broward.

230828101239-01-florida-helicopter-crash-0828

Tony disse que mesmo enquanto os tripulantes declaravam socorro à torre de controle do aeroporto e tentavam salvar seu helicóptero, eles também estavam comunicando um rádio aos paramédicos na emergência médica para avisá-los que teriam que levar o paciente ao hospital.

“Estamos falando sobre o caráter desses homens”, disse Tony. “Enquanto lutavam por suas vidas, eles pensavam em outra pessoa.” , O National Transportation Safety Board e a FAA estão investigando as causas do acidente.