Acidente com helicóptero EC225 de resgate no Mar do Japão
05 de novembro de 2019 3min de leitura
05 de novembro de 2019 3min de leitura
Coreia so Sul – Os socorristas localizaram na sexta-feira (01/11) o helicóptero destruído que caiu perto das ilhotas de Dokdo, no Mar do Leste, na noite anterior e encontrou um corpo que se acredita pertencer a um dos sete pessoas desaparecidas.
O helicóptero Airbus EC225 pertencente à Agência Nacional de Bombeiros caiu por volta das 23h30, quinta-feira, alguns minutos depois de decolar de Dokdo. Uma pessoa ferida de um barco de pesca, um amigo e cinco oficiais de resgate estavam a bordo.
“Três mergulhadores da Guarda Costeira da Coréia que procuravam nos mares a 600 metros ao sul das ilhotas de Dokdo e 72 metros debaixo d’água, entre 13h35 e 14h25, encontraram o helicóptero de resgate”, disse um policial em uma coletiva de imprensa na costa da Coréia. Guarda em Donghae, perto do Mar do Leste.
“Agora que o helicóptero foi encontrado, vamos nos concentrar em mais operações de busca e salvamento”, disse a autoridade.
Buscas realizadas
Equipes de resgate encontraram três corpos que se acredita estarem entre as sete pessoas desaparecidas a bordo de um helicóptero acidentado perto das ilhotas de Dokdo, no Mar Oriental, no sábado.
Um dos corpos foi encontrado dentro da fuselagem.Dois outros foram detectados do lado de fora, um dos quais acredita-se ser o corpo de uma pessoa desaparecida que foi encontrada no fundo do mar na sexta-feira.
A fuselagem estava de cabeça para baixo quando foi encontrada.A cauda foi quebrada e localizada a cerca de 110 metros da fuselagem.A causa exata do acidente não foi determinada.
O navio de resgate submarino Cheonghaejin da Marinha chegou ao local na sexta-feira para participar da operação de busca noturna pela qual foram mobilizados 14 navios e quatro helicópteros.
“Usando veículos subaquáticos operados remotamente, o navio de resgate se concentrará em localizar a fuselagem do helicóptero e procurar por pessoas a bordo”, disse um oficial da Guarda Costeira.
Um total de 18 navios, incluindo cinco navios da Marinha e cinco da Guarda Costeira, foram despachados para o local para procurar áreas abrangendo cerca de 37 quilômetros ao sul de Dokdo. Sete aviões foram mobilizados e cerca de 50 mergulhadores estavam trabalhando para a missão de resgate.
“Com base no resultado da busca, cooperaremos com a Marinha para considerar medidas razoáveis para salvar o helicóptero (submerso) e as pessoas desaparecidas”, disse o oficial.
Quando perguntados pelos repórteres sobre o tempo necessário para retirar o helicóptero destruído da água, a polícia marítima disse que depende das condições climáticas.
A Guarda Costeira está considerando um plano para recuperar a fuselagem no final do dia, já que as condições climáticas provavelmente não serão boas a partir de domingo.
Os bombeiros disseram que priorizarão apoiar as famílias dos desaparecidos.
“Durante o processo de manutenção, os problemas não foram detectados”, disse o serviço de bombeiros, quando perguntado se havia algum sinal de problema antes do helicóptero decolar.
veja abaixo o video sobre a materia:
Enviar comentário