Um helicóptero de combate a incêndio caiu na quinta-feira (05/09) em Valongo, Portugal, provocando a morte do piloto. Segundo o comandante operacional da proteção civil de Valongo, a aeronave ficou “completamente tomado pelas chamas”, disse aos jornalistas.

5e011d5bf682acfd74d9e9f4828818ee

“O helicóptero ficou completamente tomado pelas chamas. Agora, não sabemos se se incendiou ainda no ar ou se no momento da queda”, referiu o comandante no local.

Bruno Fonseca explicou que o helicóptero estava realizando missões de combate a incêndio, acompanhado por uma brigada de bomberios que fez o desembarque minutos antes do acidente.

Neste tipo de situações, o comandante salientou que o piloto vem sempre acompanhado de uma equipe que fica em terra.

 

“Já localizamos a aeronave e temos a certeza que há somente uma vítima fatal”, acrescentou Bruno Fonseca, sem confirmar que a aeronave tenha colidido com cabos de alta tensão, hipótese provável do acidente.

E prosseguiu: “segundo informes provavelmente houve um choque com os cabos de alta tensão. Uma equipe de investigação já se encontra no local, mas não posso confirmar mais do que isto”.

A aeronave que caiu, segundo o comandante dos bombeiros de Valongo, “estava sediada na serra de Quinta de Rei e pertence à empresa Afocelca”.

 

Governo português lamentou a morte do piloto

O primeiro-ministro português, António Costa, transmitiu hoje o seu “profundo pesar” pela morte do Comandante Noel Ferreira, piloto do helicóptero que se acidentou quando combatia um incêndio em Valongo, no distrito do Porto/Portugal.

“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do Comandante Noel Ferreira, que pilotava um helicóptero de combate a incêndios ao serviço da Afocelca”, escreveu o primeiro-ministro, numa mensagem publicada na rede social Twitter.