Helicóptero da SENASP apóia trabalho do CIOPAER em Mato Grosso
21 de outubro de 2009 1min de leitura
21 de outubro de 2009 1min de leitura
Um dos helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública está apoiando ações de policiamento aerotransportado na região metropolitana de Cuiabá. A SENASP liberou a aeronave, que presta serviços na Força Nacional de Segurança, para apoiar o Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (CIOPAER) enquanto uma das aeronaves, o Águia 2 passa por manutenção no Estado de Minas Gerais.
O helicóptero da SENASP é tripulado por um piloto da Força Nacional de Segurança e um do CIOPAER. Esta é a segunda vez neste ano que a Senasp apóia Mato Grosso cedendo temporariamente uma aeronave para trabalhos operacionais.
OPERAÇÕES AÉREAS INTEGRADAS
Mais de 600 horas de voo durante o primeiro semestre de 2009 é a marca do Centro Integrado de Operações Aéreas em ações de busca, resgate e salvamento. O valor total de horas em voo gera uma média de 3,4 horas por dia, de janeiro a julho, com a utilização das quatro aeronaves do Centro Integrado.
Ao todo, foram realizadas 314 atividades do CIOPAER. Destas, 204 foram operações de cunho policial, 27 operações integradas, 20 ações em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), 34 pelo Corpo de Bombeiros, em ações de busca e salvamento e 29 voos para apoio a outros órgãos do governo e ações diversas.
O trabalho do CIOPAER é desenvolvido por uma equipe composta por 44 profissionais, entre policiais militares e civis e Bombeiros Militares.
Atualmente, o Centro Integrado de Operações Aéreas conta com quatro aeronaves para desenvolvimento de suas atividades, sendo dois helicópteros modelo Esquilo (um próprio e outro locado) e dois aviões de pequeno porte, um monomotor e um bimotor. Um segundo helicóptero está sendo adquirido com recursos do Ministério da Justiça e Governo de Mato Grosso.
Fonte : Raquel Teixeira, Casa Militar do Mato Grosso.
Fotos: Casa Militar do Mato Grosso.
Enviar comentário