Santa Catarina – Uma das principais ferramentas de segurança pública de Santa Catarina acaba de completar três meses de serviços, parcerias e bons resultados na maior região territorial do Estado.

Entregue à Polícia Militar de Lages no dia 29 de maio pelo governador Raimundo Colombo, o helicóptero Águia 4 contabiliza operações de sucesso em operações policiais e de resgate, atendendo às expectativas dos órgãos envolvidos com as atividades e, principalmente, da população.

aguia4_20150901_1256998710

Os números positivos dos primeiros 90 dias de atuação da aeronave na Serra Catarinense foram apresentados durante um evento com autoridades e a imprensa nesta terça-feira, em Lages.

Os dados apontam que, num total de 133 horas voadas, foram atendidas 169 ocorrências, numa média superior a uma por hora. Destas, 121 foram de caráter policial e 22 foram resgates. Até o momento, foram presas 21 pessoas e socorridas outras 19 em trabalhos com a utilização do helicóptero.

“Os resultados são evidentes e os benefícios são muito grandes, pois a aeronave chega rapidamente a lugares onde não se vai por terra. Até a procura por licenças para queimadas aumentou junto à Fatma, pois a fiscalização é mais rigorosa”, diz o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Durante o evento desta terça-feira, foi apresentado também um vídeo com imagens e depoimentos de representantes de instituições que se utilizam do helicóptero, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a própria Polícia Militar.

“Esse poder de intimidação da aeronave tem contribuído muito com o policiamento, e a partir do momento em que o suspeito é avistado, fica praticamente impossível fugir do helicóptero”, destaca o comandante da Polícia Militar em Lages, tenente-coronel Leibinitz Martinez Hipólito.

Águia 4 destaca-se como ferramenta multimissão e pelo treinamento dos policiais

Viabilizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) por meio de compensações ambientais com as Usinas Hidrelétricas Garibaldi e São Roque, num valor total de R$ 2,6 milhões, o helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios.

Com autonomia de combustível para três horas, atua de maneira imediata nos 18 municípios da região serrana e, sob demanda, também pode ir para o Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.

“Como aeronave de segurança, temos a prerrogativa legal de voar mais baixo que na aviação comercial. Nossos policiais são multimissão e passam por uma rígida seleção. Todo piloto é treinado para o gerenciamento de risco. Investimos muito em treinamentos porque não há espaço para erros”, reforça o comandante do Batalhão de Aviação da PMSC, tenente-coronel Valdoney Sérgio Rohling.

A aeronave é usada em ocorrências de grande vulto, escolta em grandes transferências de detentos e operações pente-fino em presídios, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, treinamentos dos policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. No caso da Serra Catarinense, maior região territorial do Estado, a atuação do Águia 4 é ainda mais marcante.

“É uma ferramenta extraordinária que vem fazendo um grande trabalho e nos dá tranquilidade”, enaltece o comandante do Corpo de Bombeiros de Lages, tenente-coronel João Valério Borges.

“O Águia 4 otimizou o tempo-resposta e reduziu o tempo de chegada da equipe de saúde até o paciente em estado grave”, completa a coordenadora médica do Samu em Lages, Ellen Netto.

Governo de SC investe em segurança pública na Serra Catarinense

Além do helicóptero que coloca a Serra Catarinense como uma das poucas regiões do Brasil a contar com tão importante dispositivo, o Governo do Estado realiza outras ações em segurança pública na região.

Nos próximos meses devem entrar em funcionamento 50 novas câmeras de vigilância em Lages, ampliando de 37 para 87 o total na cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“Temos um compromisso muito sério com a segurança pública, e é uma determinação do governador Raimundo Colombo investir forte em efetivo, inteligência e tecnologia para garantir o merecido e necessário conforto e o bem-estar da nossa população”, conclui o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages.