Distrito Federal – O Helicóptero Fênix do Batalhão de Aviação Operacional – BAvOp da Polícia Militar realizou na noite de terça-feira (25), uma missão de transporte de órgão humano. Transportou um coração de um jovem de 23 anos que veio de Goiânia para ser transplantado em um senhor de 53 anos no Hospital de Forças Armadas – HFA.

A equipe de voo do Fênix 02, composta pelos pilotos, Major Ximendes, Capitão Landgraf e o tripulante operacional Sargento Eucimar, transportou também os Médicos Bruno e Murilo responsáveis pelo transplante.

Helicóptero da PMDF transporta coração de doador e salva vida

É assim que acontece com o transporte de órgãos para transplantes: quanto menos tempo de transporte mais as chances de sucesso nos procedimentos cirúrgicos, levando em consideração a isquemia ou o tempo de sobrevida do órgão fora do corpo humano.

No caso do coração esse tempo é de até quatro horas, desde o tempo de extração até a operação cirúrgica. A utilização dos helicópteros é vital para ampliar as chances de sucesso do transplante, além das condições do receptor e a distância em que ele se encontra do hospital, onde será feita a cirurgia. Quanto menor o tempo de trajeto maior a probabilidade de sucesso da operação.

Helicóptero da PMDF transporta coração de doador e salva vida

 

http://www.youtube.com/watch?v=iZtXS61vw4I