Um helicóptero Águia, da base da Polícia Militar de São José dos Campos, foi utilizado para o transporte de um coração, que foi transplantado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, na tarde do dia 24/08. O órgão foi retirado do doador por volta das 14h.

A cirurgia, que retirou o coração, foi realizada no Hospital Policlin. Segundo informações do Grupamento Aéreo de São José dos Campos, o órgão pertencia a um homem de 35 anos, vítima de um acidente com bicicleta em São José.
O embarque do órgão no helicóptero Águia 20 foi feito por volta de 14h15 e o vôo durou cerca de 40 minutos. “A operação tem um tempo certo para acontecer. No caso do coração, o órgão tem até quatro horas para ser transplantado”, disse o subtenente Aparecido Papareli, tripulante operacional do Águia.
Este é o terceiro transporte de órgãos realizado pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar em São José dos Campos em 2013. Segundo a PM, após consultar o destino do órgão, o hospital solicita autorização para transporte ao comando do grupamento, que fica na capital. Após este procedimento, a operação é colocada em prática.
Sobre o procedimento de transplante, o Hospital Beneficência Portuguesa foi procurado pelo G1, mas não retornou até a publicação da reportagem.
Fonte: G1
Enviar comentário