Nesta quarta-feira (18) foi entregue o helicóptero Águia 19 para Polícia Militar de Piracicaba. O evento realizado na sede do CPI 9, na Rua Américo Vespúcio, 438, no bairro Algodoal. O equipamento custou R$ 6 milhões, tem capacidade para seis pessoas e vai ser usado em diferentes missões, como resgate, policiamento e combate a incêndios.

Águia 19 do GRPAe. Foto: Ricardo Gabriel do Santos

Na cerimônia, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o comandante geral da PM, Álvaro Batista Camilo, o prefeito municipal Barjas Negri e o comandante do Comando do Policiamento do Interior (CPI 9), Hélio Verza Filho. A solenidade também foi prestigiada por prefeitos e militares, delegados da região e empresários.

Piracicaba é umas quatro cidades escolhidas para a receber os novos Águias da PM. Também foram contemplados São José do Rio Preto, Sorocaba e Presidente Prudente. Batizado de Aguia 19, a aeronave abrangerá 52 municípios, atendendo um população estimada em 3 milhões de pessoas.

O comandante geral da PM disse que a aeronave apoiará o policiamento ostensivo, potencializando as ações preventivas contra a criminalidade. O águia representa um salto na qualidade do atendimento da corporação à população, propiciando maior sensação de segurança. Destacou ainda a parceria com a Prefeitura, que não evitou esforços para que o município e toda região fossem contemplados com este radiopatrulhamento aéreo.

O secretário de Segurança explicou que, com a chegada dessas novas aeronaves, todas as regiões do interior do Estado terão pelo menos um helicóptero Águia. “Esses helicópteros vão estender, de forma permanente, o serviço de radiopatrulhamento aéreo para três regiões do interior do Estado: São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba”, ressaltou Ferreira Pinto. Disse que se esta aeronave salvar uma vida, já valeu a pena o investimento.

O prefeito Barjas afirmou que a vinda do águia para atender Piracicaba e Região é um antiga reivindicação, demonstrando o acerto da política estadual de segurança. Ressaltou que a aeronave complementa o trabalho da Polícia Militar em Piracicaba. A concretização do águia é uma conquista importante, se consolidando como mais um aliado importante no combate à criminalidade. Desde o início da nossa Administração estamos captaneando ações para melhorar as condições de segurança da cidade.

Segundo o prefeito, o desmembramento de Campinas possibilitou a instalação do CPI-9, permitindo que o município recebesse nos investimentos, com ao aumento do efetivo da PM e viaturas e a vinda do águia. Isso é fruto de um trabalho coletivo de 04 anos e a população terá uma percepção mais clara do trabalho feito para a melhorar as condições de segurança na cidade.

Barjas mencionou que durante vários anos, a sociedade almejava contar com um departamento especial da Polícia Civil e o município conquistou o Deinter, proporcionando maior integração entre as polícias da região, que unirão estratégias para dar maior segurança à população. Citou também outros avanços, como a implantação do monitoramento eletrônico- 74 câmeras; o Disque-Denúncia- 181, aquisição de novas viaturas para a GM e a substituição de lâmpadas em praticamente toda a cidade. São esforços para a ampliação da segurança em vários níveis, completa o prefeito.

Especificações técnicas do Águia

Os novos helicópteros, com capacidade para seis pessoas, são equipados com rádios digitalizados – que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; ‘Moving Map’ – um pequeno computador a bordo da aeronave, que fornece mapas e cartas de rotas de um município; farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para resgate de pessoas e objetos; equipamentos médicos de resgate, como maca para remoção, equipamentos de ressuscitação, aparelhos para oxigênio, cordas e ganchos; esqui com degrau estendido; plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin – um identificador de coordenadas de alta definição, que possui interface de alta qualidade e fácil acesso.

Foto: Luiz Augusto Barrichello Neto


Fonte 1: Jus Brasil, por João J. de Souza

Foto1: Ricardo Gabriel do Santos

Foto 2: Cláudio Mariano para ABNotícias