Helibras na INTERSEG 2011 – Os helicópteros da Segurança Pública
28 de agosto de 2011 3min de leitura
28 de agosto de 2011 3min de leitura
A Interseg 2011– Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública é o maior evento de negócios da área de segurança pública da América do Sul e o grande palco de lançamentos do setor.
Tradicionalmente a Interseg oferece aos profissionais de segurança pública uma oportunidade única para conhecer, avaliar, comparar e tirar dúvidas sobre novas metodologias e equipamentos destinados à modernização e melhor operação de suas organizações.
Em todas as suas edições, a Interseg é realizada em parceria com o Governo do Estado sede; em 2011 contou com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Este ano, a feira aconteceu entre os dias 21 e 23 de agosto, no Riocentro.
No segmento de aviação, o único representante a mostrar aeronaves na feira foi a Helibras, empresa do ramo aeronáutico que possui 33 anos de história no país. É uma montadora nacional de helicópteros e tem capacidade de desenvolver, instalar e certificar projetos de engenharia para helicópteros, prestar serviços de manutenção, fornecimento de peças sobressalentes e treinamento de pilotos e técnicos.
É a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul e líder de mercado no Brasil, oferece 12 modelos de aeronaves para todos os segmentos de mercado civil (executivo) e governamental, além de 08 modelos para o mercado militar. A Helibras provê ainda apoio a Unidades Aéreas policiais, de bombeiros, e governamentais em 22 Estados brasileiros.
EC 1340B4 – GRAer do Paraná:
Nesta edição, a Helibras mostrou 02 de seus principais helicópteros, já utilizados por instituições policiais de outros países e que agora estão começando a ganhar terreno na mesma área no Brasil, o EC 130B4 e o EC 145.
O primeiro é um modelo monoturbina leve, capacitado a transportar confortavelmente 7 pessoas incluindo 02 pilotos e capacitado para realizar os mais variados tipos de missão (multimissão) tanto de segurança pública, quanto de defesa civil.
Na feira, foi apresentado um EC 130 B4 da Polícia Militar do Paraná/GRAer, com uma solução para configuração de transporte aeromédico, especialmente desenvolvido pela Helibras e já homologado para uso no país, onde pode transportar 01 maca para paciente, 03 tripulantes incluindo médicos e enfermeiros e ainda 02 pilotos.
Na foto é possível ver a maca pata transporte aeromédico, os 2 assentos à frente dos pilotos e 4 assentos à trás, para os atendentes e tripulantes. Nessa configuração o quarto assento é opcional.
A polícia do Paraná é a primeira instituição pública brasileira a adquirir o EC 130 para uso em missões de segurança pública e hoje dispõe de 01 unidade do modelo e uma segunda está em processo de aquisição.
O EC 130 B4 também se destaca por sua ampla cabine, boa visibilidade, boa velocidade de cruzeiro, boa capacidade de carga útil e também de carga externa, agilidade e manobrabilidade e possui sistema de rotor de cauda do tipo Fenestron (embutido).
Sistema patenteado pela Eurocopter, grupo o qual a Helibras faz parte, que torna as operações mais seguras, pois por ser embutido, minimiza os riscos de ferir pessoas em solo ou obstáculos em áreas não preparadas.
EC 145 – GTA do Maranhão:
O outro modelo apresentado na feira foi o EC 145, um biturbina médio, com igual capacidade multimissão e foi apresentado em uma configuração para transporte aerotático de tropas, com capacidade para 02 pilotos e 09 policiais, entretanto, pode ainda ser disponibilizado mais um assento para tropa, totalizando 10 homens, com destaque para todos os assentos serem anti-crash.
O helicóptero é homologado para voo por instrumentos (IFR), dotado de uma aviônica moderna, além de possuir uma diversificada gama de equipamentos opcionais de última geração para os mais diversos tipos de missão, entre eles resgate, transporte aeromédico, vigilância, plataforma de tiro e observação.
O modelo também tem boa velocidade de cruzeiro, é bastante ágil, possui excelente manobrabilidade e apesar de ser de médio porte, possui dimensões reduzidas, o que facilita as operações em áreas restritas ou confinadas.
As portas traseiras de acesso à cabine também facilitam bastante o embarque de pacientes em missões aeromédicas ou de transporte de tropas. Além disso, o modelo ainda possui outras duas portas laterais deslizantes de acesso à cabine.
O modelo que esteve em exposição estática na feira é do GTA, grupamento tático aéreo da Secretaria de Segurança Pública do estado do Maranhão, e a primeira do país a adquirir o modelo. O EC 145 é utilizado hoje por instituições policiais na Inglaterra, Alemanha e França entre outros países.
Fonte: Blog Asa Rotativa, por Daniel Queiroz.
Fotos: Daniel Queiroz.
Enviar comentário