Ao lado do consagrado Esquilo AS350 B3e e do versátil EC135 P2e, expostos na LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, encontra-se a versão mais moderna do EC130, o T2, que pela primeira vez está sendo apresentado no Brasil.

Durante a LABACE, os participantes puderam conhecer a aeronave, modificada com o objetivo de proporcionar mais conforto, melhor desempenho operacional e versatilidade. Depois, o helicóptero ganhará os ares brasileiros, em turnê de demonstração que percorrerá as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e Curitiba (PR).

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A versão T2 do EC130 mantém as linhas externas já existentes, mas teve cerca de 70% da estrutura da célula modificada. Entre os novos e atualizados recursos está um motor mais potente, o Arriel 2D, com modernização da caixa de transmissão principal; a incorporação de um sistema ativo de controle de vibração; melhoria no sistema de ventilação e desembaçamento; estrutura interna da cabine redesenhada com piso plano, atualização de cockpit com a interface homem-máquina reforçada; mais absorção de energia nos bancos melhorando o peso e o equilíbrio no transporte de passageiros; tanque de combustível mais resistente ao impacto; porta do lado direito deslizante; e maior acessibilidade para manutenção dos sistemas elétricos e do ar-condicionado.

“No Brasil, o EC130 já conquistou uma fiel clientela em diferentes tipos de missão, desde transporte civil até resgate e salvamento. Agora na versão T2, proporcionará ao cliente um desempenho ainda melhor por conta das inovações implementadas e perfeitamente alinhadas com as exigências de nossos clientes”, diz François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras.

O EC130 T2 está equipado com motor 10% mais potente do que no modelo anterior, com menor consumo de combustível. A aeronave também oferece um intervalo maior entre as revisões gerais. Quanto aos opcionais, o helicóptero possui uma nova geração de ar condicionado, para-brisa com proteção solar e uma porta deslizante do lado direito. O sistema de ar condicionado inclui melhoria no desempenho, controle de temperatura efetiva quente/frio, e uma melhor distribuição de ar pela cabine.

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No Brasil, helicóptero recebe pintura ecológica

A preparação para a apresentação do novo EC130 T2 ao mercado brasileiro começou em julho, quando o helicóptero chegou ao país e foi montado na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). Para a pintura especial de turnê da aeronave, foi utilizada uma tinta ecológica feita à base de água, sem solventes químicos.

Comparada às tintas comuns, a que utiliza água em sua composição reduz o impacto ambiental em 75%, além de ter alta qualidade de aplicação, aumentando também a qualidade do produto. Outros benefícios da pintura ecológica são a facilidade de utilização; a durabilidade da cor; e a economia gerada, pois a cobertura da tinta é maior, além de ser compatível com tintas à base de outros solventes, o que permite que a aeronave seja repintada com outros materiais, se necessário.

Ficha Técnica

EC130 T2

-Peso Máx. Decolagem (MTOW): 2.500kg / 5.512lb
-Capacidade Máx. (pilotos+pax): 1 + 6/7
-Motorização: Turbomeca Arriel 2D
-Potência Máx. Decolagem: 710kw / 952shp
-Velocidade Máxima de Cruzeiro MTOW: 236km/h / 127kts
-Alcance Máximo com Tanque Standard: 616km / 332nm
-Autonomia Máxima com Tanque Standard: 4h06

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