Helibras anuncia contrato de dois H135 Helionix® para a CIOPAer do Ceará
05 de abril de 2017 2min de leitura
05 de abril de 2017 2min de leitura
Durante sua participação na LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança que acontece no Rio de Janeiro de 04 a 07 de abril, a Helibras anunciou a venda de dois novos H135 Helionix para o Governo do Ceará.
Os helicópteros serão incorporados à frota da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer e serão dos primeiros H135 no Brasil a contar com o mais recente sistema de aviônicos Helionix®.
Projetado pela Airbus Helicopters, o inovador sistema Helionix® oferece maior flexibilidade e segurança na operação. Com uma interface homem-máquina (HMI) muito mais moderna, o Helionix® exibe todos os parâmetros de voo, bem como os dados de gerenciamento da aeronave, em uma única tela.
A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz a carga de trabalho a bordo e aumenta a concentração na missão.
O Helionix® é altamente modular, com redundâncias que garantem a segurança na operação e totalmente integrado a um piloto automático de 4 eixos. Seu moderno cockpit conta com 3 robustos displays digitais compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG).
Com suas duas telas touchscreen de GPS/ NavCom GTN-750, o Helionix® garante um sistema único, com dados de GPS, navegação e comunicação e sistema de Alerta de Tráfego TAS620A, para a detecção de outras aeronaves, totalmente integrados.
O sistema também permite um monitoramento do status de todos os subsistemas do helicóptero o que facilita os registros e a execução das manutenções da aeronave. Os helicópteros H135 serão entregues em 2017 e 2018, em configuração multimissão, reforçando a frota de biturbinas da CIOPAER na expansão das atividades de segurança pública e em operações aeromédicas no interior do estado do Ceará.
A Coordenadoria já opera 6 helicópteros, todos da marca Airbus / Helibras, sendo 2 monoturbinas (AS 350) e 4 biturbinas (EC135 e EC145). O Estado também conta com o suporte local da Helibras com a presença permanente de um assistente técnico destacado pela fabricante e o apoio de uma oficina parceira da Helibras, em Fortaleza.
O Nordeste brasileiro é um polo importante para o desenvolvimento do mercado aeronáutico de asas rotativas. A região já conta com mais de 60 helicópteros da marca em atuação, sendo 24 somente no Ceará. “Temos planos de expansão na região para oferecer atendimento completo aos clientes”, adiantou Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.
A assinatura foi realizada entre o Governo do Estado e o a empresa alemã de fomento MLW Intermed GmbH que é parceira do Ceará em um projeto de Modernização Tecnológica do Estado.
“Mais uma vez agradecemos a confiança do CIOPAER em nossos produtos. Essa escolha confirma o ótimo custo beneficio dos modelos H135 Helionix®, além de sua versatilidade, potência e capacidade de operar sob exigentes condições, fazendo-se cumprir ainda melhor as missões de voar para proteger e salvar”, finaliza Dominique Andreani, Vice Presidente de Negócios e Serviços da Helibras.
Enviar comentário