Heli-Expo 2014: AgustaWestland lança AW109 Trekker
06 de março de 2014 2min de leitura
06 de março de 2014 2min de leitura
A AgustaWestland revelou durante a Heli-Expo 2014 sua nova versão do helicóptero biturbina leve, o AW109 Trekker, o primeiro biturbina da AgustaWestland a oferecer trem de pouso de esquis. A aeronave foi revelada durante uma cerimônia na Heli Expo 2014 em Anaheim, Califórnia/EUA. Com um peso máximo de decolagem de 3.175 kg ou e 3.200 kg com carga externa, e mais de 1.500 kg de carga útil, em conjunto com uma alta velocidade de cruzeiro (VNE de 160 kts – 296 km/h), o AW109 Trekker é considerado um dos helicópteros em sua classe com maior desempenho.
O AW109 Trekker, baseado na linha de sucesso dos modelos AW109/Grand, está equipado com trem de pouso fixo com esquis, um painel “em estado de arte” Garmin G1000H, equipado com duas turbinas Pratt & Whitney Canada PW207C , equipadas com FADEC, cada um gerando 608 kW (815 shp), com o sistema de combustível com cinco células modulares, o AW109 Trekker tem uma autonomia de até 4 horas e 20 minutos de voo e um alcance de até 445 nm (824 km).
Desenvolvido para fornecer a solução perfeita entre praticidade para as operações aéreas, o AW109 Trekker mantém as mesmas características de alta desempenho, excelentes qualidades de voo, alta manobrabilidade, robustez e segurança inerente de outros helicópteros biturbinas da linha AgustaWestland.
A cabine espaçosa, com o mesmo tamanho que os modelos Grand/GrandNew, pode acomodar até seis passageiros ou uma maca com três ou quatro atendentes médicos, ou duas macas e dois assistentes médicos.
O AW109 Trekker pode ser facilmente configurado para uma ampla gama de missões e é a solução ideal para operações aeromédicas, busca e salvamento, policial e transporte de passageiros.
O glass cockpit em estado de arte Garmin G1000H, com duas telas de 10.4 polegadas, uma exibição com as informações principais de voo e outro multifunção, fornece aos pilotos apenas as informações necessárias para ajudar a reduzir sua carga de trabalho durante o voo em um cockpit ergonômico e de alta visibilidade. Para aumentar a consciência situacional e a segurança, o pacote de aviônicos avançados inclui, como padrão, a funcionalidade de visão sintética para helicópteros com a representação de Highway In The Sky (HITS) e sistema HTAWS integrado com um banco de dados de obstáculos de nível mundial.
Outros aviônicos incluem um moving map, FMS, rádios VHF/AM, VOR, GPS, instrumentação eletrônica de standby e transponder Modo S. Um terceiro display de 10.4 ” está disponível como opcional para ser utilizado comoPrimary Flight Display ao co-piloto.
O AW109 Trekker incorpora muitas características de segurança, incluindo a fuselagem do tipo casulo, sistema de combustível resistente a queda, assentos dos pilotos e passageiros anticrash, desempenho completo em CAT A / Classe 1 mesmo em ambientes quentes (até ISA +20 º C), aviônicos que proporcionam maior consciência situacional, piloto automático de 3 eixos, além de diretor de voo, acoplado ao GPS.
A vasta gama de equipamentos opcionais disponíveis, incluindo gancho de carga com capacidade de 1.400 kg , guincho elétrico com capacidade de 272 kg, farol de busca, FLIR, sistema de downlink e flutuadores de emergência, bem como uma vasta gama layouts de interiores aptos a atender às diversas necessidades operacionais do cliente.
Fonte: press release AgustaWestland.
Enviar comentário