Heli-Expo 2013: Turbomeca anuncia novos motores
13 de março de 2013 2min de leitura
13 de março de 2013 2min de leitura
Durante a Heli-Expo 2013, a fabricante de turbinas Turbomeca anunciou novidades em sua linha de produtos destinados ao segmento aeronáutico de helicópteros. A novidade inclui uma nova turbina chamada de TM800 e batizada como “Arrano”, e o lançamento do Arrius 2B2 Plus, uma nova versão da consagrada linha Arrius.
O lançamento de sua mais recente turbina “Arrano”, um novo motor de 1.100 shp, que irá situar-se no nicho de desempenho entre as atuais turbinas Arriel e Ardiden, foi concebida para equipar helicópteros com peso máximo de decolagem entre quatro a seis toneladas.
O Arrano, que será o nome comercial do TM800, beneficia-se da estratégia de pesquisa e desenvolvimento da Turbomeca agregando uma série de evoluções tecnológicas e incorporando os resultados de processos validados pelo demonstrador de tecnologia.
Tradicionalmente, a linha de produtos da Turbomeca é batizada com nomes ligados a cadeia de montanhas européia dos Pirineus, perto de onde está a sede da Turbomeca. Sendo assim, Arrano significa “aguia” em língua basca, que habita as referidas montanhas.
Uma grande vantagem deste novo motor é uma redução significativa no consumo específico de combustível, quando comparado com outros motores em serviço atualmente. O Arrano oferecerá uma economia de 10 a 15% em relação a consumo de combustível, contribuindo para um melhor desempenho e um reduzido impacto ambiental.
Em julho de 2012, a Eurocopter anunciou que sua nova geração de helicópteros X4 será a primeira plataforma a ser alimentado pelo motor Arrano. O primeiro teste do Arrano está previsto para 2014.
A Turbomeca também anunciou durante a Heli-Expo 2013 uma nova variante da turbina Arrius, o Arrius 2B2 Plus, com maior desempenho, confiabilidade e disponibilidade
O novo sistema FADEC, oferece uma maior confiabilidade e disponibilidade do motor, com um tempo entre revisão (TBO) de 4.000 horas e um aumento de 5% em termos de potência máxima de decolagem. O Arrius 2B2 Plus oferece também um melhor desempenho em altas altitudes e temperaturas, proporcionando assim uma melhora na capacidade de missão e um maior nível de segurança aos operadores.
O Arrius 2B2 foi projetado para oferecer um perfil de voo que lhe permite minimizar a perda de altitude durante decolagens, quando voando monomotor, e assim cumprir as exigências de missões específicas em áreas de alta densidade populacional, como resgates aeromédicos. Os clientes também irão se beneficiar de uma manutenção facilitada graças ao sistema computadorizados de registro de dados da unidade de controle eletrônico do motor.
A nova turbina Arrius 2B2 Plus está prevista para equipar a nova versão dos helicópteros Eurocopter EC135T3. A família de motores Arrius conta com uma sólida experiência de mais de 2.700 motores entregues, acumulando mais de cinco milhões de horas de voo.
Fonte: Turbomeca
Enviar comentário