Algumas notas publicadas no Boletim DefesaNet de 28JUN10 revelam alguns problemas que estão surgindo na operação dos VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Polícia Federal com o Ministério da Defesa.

Esse assunto de operação de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) para operações de segurança pública ainda tem muita coisa para ser resolvida.

Veja o que foi publicado :

Guerra de VANTs I

A agenda do Ministro da Defesa Nelson Jobim, nessa segunda-feira, marca uma reunião com Luiz Fernando Corrêa, Diretor-Geral da Polícia Federal. É uma boa oportunidade para ser selada a paz na chamada “Guerra dos VANTs”.

Guerra dos VANTs II

O Comando do Ministério da Defesa através do próprio Ministro Nelson Jobim e o também seguido pelo Chefe do EM da Defesa General Elito afirmam que mandarão abater os VANTs da PF caso estes levantem vôo. Posição referendada pelo Alto-Comando da Força Aérea Brasileira.

Guerra dos VANTs III

Uma tentativa de paz foi tentada pelo Comandante da Aeronáutica,Brigadeiro Juniti Saito. Porém o caldo entornou novamente quando da apresentação do Programa de VANT do Ministério da Defesa, em Santa Maria (RS), 10 Maio, a Polícia Federal, embora mencionada, não foi convidada.

Links das matérias da FAB no DefesaNet :

FAB inicia avaliação de veículo aéreo não-tripulado na Base Aérea de Santa Maria
http://www.defesanet.com.br/10_05/100410_04_fab_vant.html

FAB inicia teste com aeronave não tripulada para vigiar fronteira
http://www.defesanet.com.br/10_05/100411_02_fab_vant.html


Fonte : Defesanet