“Guardiões da Vida” – Um ano de atuação do BOA/CBMSC
04 de fevereiro de 2011 1min de leitura
04 de fevereiro de 2011 1min de leitura
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Comandado pelo Tenente Coronel BM Edupércio Pratts, foi criado pelo Decreto Estadual nº 2966, de 02 Fevereiro 2010, ao qual compete as operações de busca e salvamento com aeronaves, e missões afetas aos bombeiros e defesa civil em todo o território catarinense, bem como atividades de contra incêndios no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
O BOA possui 03 (três) Pilotos comandantes de aeronaves, 07 (sete) Co-pilotos (Comandantes de Operações Aéreas), e 12 (doze) Tripulantes Operacionais, e 33 Bombeiros Militares especializados em contra incêndios em aeronaves.
Trabalham conosco, em pareceria, integrantes do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU), os quais integram os serviços aéreos com uma equipe composta por 09 (nove) médicos (as) e 09 (nove) enfermeiros (as), com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.
A parceria inédita entre os Bombeiros e o SAMU para as missões aéreas tem obtido grande êxito, com o atendimento de 730 ocorrências até a presente data, com atendimento direto de 645 pessoas (dentre acidentes de trânsito, parada cardio-respiratória, traumas, AVC, salvamentos no mar, etc), entre 20 de janeiro de 2010 e 02 de fevereiro de 2011, com um total de 508 horas operacionais voadas.
Para comemorar o primeiro ano de atuação, foi realizado nas dependências do BOA, na data de ontem (02/02) uma solenidade, contando com a presença de várias autoridades civis e militares.
A parceria Bombeiros, Secretaria de Estado da Saúde e SAMU, está na vanguarda nacional, através do seu Vetor Aéreo. O serviço de segurança contra incêndios do BOA, garante a prevenção e a segurança de 2.669.000 passageiros que transitam anualmente no aeródromo do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, porta de entrada de nosso potencial turístico, e que nos meses de verão temos um média de 300.000 passageiros mês.
Fonte: CCS Cmdo Geral/BOA
Enviar comentário