Guardião 02 da BAVAN/Barreiras resgata vítima de acidente na BA-463
10 de abril de 2017 2min de leitura
10 de abril de 2017 2min de leitura
Bahia – Neste domingo (09), por volta das 12h10, o helicóptero Guardião 02 da Base Avançada (BAVAN) do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, com sede em Barreiras, atuou no salvamento de vítima de acidente de trânsito no oeste do Estado.
A Central de Operações de Barreiras 190 recebeu informações sobre acidente automobilístico na rodovia BA 463, próximo ao povoado de Estiva na região de São Desidério, local onde um caminhão transportando óleo mineral tombou no acostamento da pista oposta à que trafegava.
Integrantes da Polícia Rodoviária Estadual que atuam no hangar da Base Avançada do Grupamento Aéreo transmitiram os dados à tripulação de serviço que foi acionada e decolou de imediato para a ocorrência.
Segundo o motorista, a tentativa de desviar de um animal na pista teria sido a causa da perda de controle. O senhor João Apolinário de Jesus (59), natural de Goiânia-GO, foi retirado das ferragens por funcionários da construção da ferrovia leste/Oeste e de pessoas moradoras de uma fazenda local.
O helicóptero do GRAER, tendo como Comandante de Aeronave o Maj PM Wolney, precisou pousar na BA 463 tendo em vista a extrema restrição de local para pouso. A estrada foi isolada pelos tripulantes operacionais e foram utilizados caminhões para servir de barreira, fechando a estrada e protegendo a aeronave e a vítima.
A vítima apresentava ferimentos e escoriações por todo corpo, queixava-se de dor no pescoço, região cervical, tinha ferimentos na face e na boca, sangramento nos pés e nas mãos e temia que o socorro demorasse a chegar. Em pouco tempo, foi surpreendido com a aproximação da aeronave que pousou na pista, sinalizando o local e iniciando os primeiros socorros.
O GRAER foi o primeiro órgão público a chegar no local para atender a ocorrência. Rapidamente a vítima foi imobilizada com colar cervical, colocada na maca e embarcada com segurança no helicóptero. Apoiaram a ocorrência policiais militares da CIPRv, 83ª e 84ª CIPM, além de técnicos do SAMU.
A tripulação decolou em direção ao Hospital do Oeste, superando os cerca de 70km de distância em aproximadamente 20 minutos. O paciente foi atendido pela equipe médica do Dr. Thiago Melo, cirurgião geral e vascular e passou a receber todo o atendimento necessário para salvaguardar sua vida e permaneceu internado.
Fonte e Fotos: GRAer/BA.
Enviar comentário