Guarda Costeira americana salva mais de 200 pessoas nas Bahamas
14 de setembro de 2019 1min de leitura
14 de setembro de 2019 1min de leitura
A Guarda Costeira dos Estados Unidos se preparou para missões de busca e salvamento antes mesmo do início da tempestade ocorrida devido ao furacão Dorian.
Enquanto o furacão Dorian continuava atingindo as Bahamas na segunda e na terça-feira, equipes da base da Guarda Costeira de Clearwater, na Flórida, operavam diversos helicópteros na tempestade para salvar pessoas gravemente feridas e transportá-las para áreas onde poderiam receber tratamento médico avançado.
Na sexta-feira, pilotos da Guarda Costeira e nadadores de resgate participaram de uma conferência de imprensa depois de voltar das Bahamas. Eles descreveram uma cena de um resgate perigoso e traumático ao pousar o helicóptero após um voo traiçoeiro na tempestade.
O tenente comandante Nicholas Zablotny, que pilotava o helicóptero, disse: “Quando chegamos a Marsh Harbour, perto da parte central, a cidade estava nivelada. Parecia um aterro sanitário. As casas estavam niveladas. Lixo por toda parte”.
O suboficial Chad Watson é um nadador de resgate. Watson diz que primeiro avaliaram onde estavam as pessoas e onde estavam os danos.
Se possível, eles tentavam pousar o helicóptero em vez de içar pessoas. Felizmente, sua equipe encontrou um lugar seguro para pousar perto de uma clínica em Marsh Harbour.
“Tínhamos tudo, desde diabéticos que estavam sem insulina, cetoacidose diabética, até mulheres em estágios finais da gravidez que precisavam sair de lá para que não tivessem seus filhos nessa situação”, disse Watson. “Também vimos muitas lesões traumáticas – lesões na cabeça por destroços voadores, pessoas esmagadas por carros, prédios, várias fraturas nas pernas, membros, enfim, foi uma cena muito ruim”.
A Guarda Costeira americana está realizando operações aéreas com base na ilha de Andros, Bahamas. Sete helicópteros MH-60 Jayhawk e cinco helicópteros MH-65 Dolphin estão realizando missões de busca e salvamento, avaliações de área e fornecendo apoio logístico.
Enviar comentário