Guarda Civil de São Paulo inicia serviço de salvamento aquático com Drones na Represa Guarapiranga
20 de janeiro de 2018 1min de leitura
20 de janeiro de 2018 1min de leitura
São Paulo – Na manhã deste sábado (20/01), o Secretário Municipal de Segurança Urbana (SMSU), José Roberto Rodrigues de Oliveira, e o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Adelson de Souza, estiveram presentes no lançamento do serviço de salvamento aquático com o uso de drones na praia do sol, Represa Guarapiranga, zona sul de São Paulo.
As ações serão realizadas pela equipe de Guardas Civis do DRONEPOL da SMSU, comandada pelo Coronel Peixoto, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a equipe náutica da GCM que atuam nos salvamentos na Represa Guarapiranga. Os drones da GCM utilizarão dois tipos de boias, rígidas ou infláveis.
A GCM utilizará os equipamentos nos finais de semana e feriados até o final do verão. Serão utilizados, conforme a necessidade, um drone Frame F550 equipado com garras e boia rígida (flutuador) ou um drone Inspire 1 da DJI com boia inflável automática.
Durante o lançamento foi realizada uma simulação de atendimento a uma vítima de afogamento. Um drone com uma boia foi utilizado para o salvamento. Ele se aproxima da vítima e lança a boia próximo dela. Essa é uma nova tecnologia e modalidade de salvamento por meio do lançamento de boias salva-vidas por drones. Essa técnica foi usada recentemente em um salvamento real na Austrália.
Prestigiaram o evento o Cel. Lourencini (Chefe de Gab. SMSU), Cel. Armani (Cmte. Corpo de Bombeiros do Estado de SP), Cel. Luiz Augusto (Corregedor), Inspetor Superintendente Miranda (SUDAM), Sr. Ulf Bogdawa (Diretor da Skydrones S/A), entre outros.
Enviar comentário