GTA/SE realiza transporte aeromédico de paciente para transplante de órgãos
02 de setembro de 2019 2min de leitura
02 de setembro de 2019 2min de leitura
Sergipe – Na sexta-feira (30/08), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA), realizou em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) uma operação de transporte aeromédico inter-hospitalar de paciente em estado grave para realização de transplante de fígado.
A paciente R.A.S. de 57 anos, deu entrada há cerca de 15 dias no Hospital Universitário de Lagarto/SE (HUL/UFS) e após avaliação da equipe médica foi diagnosticado a necessidade de transplante hepático, ocasião onde diversos órgãos somaram esforços para realização da remoção e acolhimento no hospital de destino no município de Recife, Estado de Pernambuco.
Devido ao quadro clínico delicado, a logística de transporte especial foi planejada pelo Grupamento Tático Aéreo com o apoio do Samu. A operação contou com a utilização do helicóptero Falcão 01, que realizou o transporte aeromédico do município de Lagarto até o Aeroporto Santa Maria na capital de Sergipe.
Já no aeroporto a paciente foi transferida do helicóptero para o avião bimotor do GTA, o Falcão 02 que com sua tripulação composta por piloto e co-piloto, além de equipe médica e de enfermagem, já encontrava-se configurado como UTI aérea e garantiu uma remoção segura e rápida até o hospital onde seria realizado o transplante. A remoção aeromédica durou aproximadamente 04 horas do hospital em Lagarto até Recife.
O Coordenador do GTA, Ten Cel PM Fernando Góes supervisionou o transporte aeromédico da base de operações da unidade. “O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe foi acionado pelo Samu que nos relatou essa situação clínica delicada, onde a vida desta senhora dependia de transporte rápido e suporte de vida adequado para que pudesse ter chances mínimas de sobrevida. Nós imediatamente procedemos com o planejamento e em ato contínuo juntamente com o Samu, executamos a operação com sucesso. Esse é um dos principais objetivos de nossas missões, voar para proteger e salvar”, completou o Ten Cel Fernando.
GTA
Além das missões de busca, resgate e salvamento, o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe é responsável por coordenar as operações aéreas na esfera estadual e que envolvam a atuação das unidades especializadas de Segurança Pública, bem como missões de patrulhamento aéreo, combate a incêndios florestais, resgate e transporte aeromédico, combate a roubo de bancos, instrução e treinamento, rebelião e fuga de presos, apoio a polícia especializada, dentre outras.
Enviar comentário