GTA/PE realiza ação de caráter preventivo e social em escola técnica do Cabo
19 de junho de 2024 2min de leitura
19 de junho de 2024 2min de leitura
Pernambuco – Iniciativa, executada em unidades escolares, está alinhada com o eixo de prevenção do Juntos Pela Segurança
Um projeto em prol do bem-estar social. Este é o objetivo do Programa de Integração com as Escolas realizado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social (SDS) nas escolas da rede estadual da Região Metropolitana. A iniciativa, que inclui também visitas dos estudantes ao hangar do Grupamento, localizado no Ibura, está alcançando bons resultados ao promover a integração entre as Forças de Segurança e a população.
Nesta data de (05/06), foi a vez dos alunos do 3 ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho, vivenciarem um momento especial de aprendizado. Uma equipe do GTA esteve na unidade de ensino para mais uma ação de caráter preventivo e social, fazendo palestras sobre o Grupamento, atuação e carreiras para os alunos. Ao final, houve o pouso de um dos helicópteros do GTA na área, para maior interação com a comunidade escolar.
A ação, que está alinhada com o eixo de prevenção do Juntos Pela Segurança, é acompanhada de perto pelo comandante do GTA, coronel Câmara Junior, sendo coordenada pela tenente Luana Priscila e pelo soldado Júlio Cesar Cândido. “É muito importante esta aproximação com a população, sobretudo com os jovens, pois incentivamos os futuros cidadãos e cidadãs pernambucanos para o bem. Além disso, quebramos o paradigma de que a polícia atua apenas na repressão, quando nosso trabalho maior é garantir a proteção e segurança de toda a sociedade. Muitos desses estudantes se encantam e dizem que seu maior sonho é ser um policial. Ao final de cada visitação, ganhamos muitos sorrisos e abraços sinceros, e essa é a nossa maior recompensa”, considerou o coronel Câmara Junior.
A aluna Naielly Vitória, do terceiro ano do Ensino Médio da ETE, foi uma das estudantes que puderam entrar no helicóptero do GTA. Segundo ela, o saldo do encontro foi positivo. “Achei muito interessante tudo passado para nós, pois muitos não tinham conhecimento sobre este tipo de trabalho aqui em Pernambuco. Despertou até o interesse em ingressar no Grupamento futuramente”, disse.
O gestor da ETE, Silvano Ramos, também exaltou a interação com o Grupamento Tático Aéreo. “Ações do tipo fortalecem esse pertencimento dos estudantes a respeito do que o Estado tem a nos oferecer na área da segurança pública. Os alunos puderam conhecer atividades de resgate e aprenderam muitas coisas com o GTA”, assegurou.
Enviar comentário