GTA/PB utiliza helicóptero em operação inédita de transferência entre hospitais
16 de junho de 2021 1min de leitura
16 de junho de 2021 1min de leitura
Paraíba – Um paciente de 77 anos, natural de Princesa Isabel no sertão da Paraíba e estava internado no Hospital Metropolitano de João Pessoa, foi liberado para dar prosseguimento ao tratamento no Hospital Regional de Piancó, ficando mais próximo da família.
O inusitado é que o paciente foi transferido por via aérea, no helicóptero Acauã da Polícia Militar da Paraíba, na tarde de sábado (12/06), em segurança e com todo o aparato médico e tecnológico necessário.
A transferência foi acompanhada por uma equipe de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de João Pessoa, e já que o serviço de saúde de Princesa Isabel é regulado pelo SAMU de Piancó, a aeronave precisou pousar na rodovia federal BR 361 para que o paciente fosse encaminhado para o hospital com o apoio de uma ambulância.
A médica Marcela Grazziotin contou detalhes da remoção do paciente em entrevista: ‘’É um paciente que já estava há alguns dias internado no Metropolitano, deu entrada na parte cardiológica, seguida de um AVC – Acidente Vascular Cerebral – foi feito todo tratamento e não havendo mais necessidade dele permanecer interno no hospital e como a família reside na região, foi optado por fazer essa remoção para ficar perto da família e concluir o tratamento’’, disse.
A médica também negou que o paciente estivesse infectado pelo novo coronavírus.
“O paciente não tem diagnóstico Covid-19. Ele foi recebido por causa da cardiopatia, seguida do AVC, não tem nada de Covid-19 associada’’, afirmou.
Enviar comentário