GTA/PB e SAMU formalizam cooperação para otimizar resgates e salvamentos em João Pessoa e 63 municípios
22 de agosto de 2021 2min de leitura
22 de agosto de 2021 2min de leitura
Paraíba – A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa oficializam, na última segunda-feira (16/07), um Termo de Cooperação entre o Grupamento Tático Aéreo (GTA/PB) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o trabalho de resgates e transporte aeromédico nos 64 municípios que compreendem a macrorregião de cobertura da central de regulação do Samu Regional João Pessoa.
A celebração do termo tem por objetivo, entre outros pontos, estabelecer um protocolo de acionamento do GTA, um canal de comunicação mais ágil entre as partes com vista aos atendimentos e resgates às vítimas de acidentes e manter os pilotos e tripulantes operacionais devidamente habilitados e treinados.
As equipes do Samu já foram treinadas para esse tipo de ocorrência, o resgate e transporte aeromédico já acontecem e esse termo de cooperação vai oficializar a prática. O grupamento conta com duas aeronaves, Acauã 1 e 2.
Demonstração de atendimento de resgate e salvamento
Para celebrar o termo de cooperação, o Grupamento Tático Aéreo, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Prefeitura de João Pessoa realizaram uma demonstração do trabalho de resgate e transporte aeromédico de urgência e emergência, na tarde de segunda-feira (16/08).
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, na ocasião, falou sobre a união dos serviços para salvar vidas. “A função das polícias é pacificar, mas a missão mais nobre é salvar vidas. Quem já teve a oportunidade de presenciar as ações do GTA e as ações do Samu, sejam separados ou em conjunto, sabe o espírito que envolve as duas forças”, disse.
O termo tem por objetivo, entre outros pontos, estabelecer um protocolo de acionamento do GTA, um canal de comunicação mais ágil entre as partes com vista aos atendimentos e resgates às vítimas de acidentes e manter os pilotos e tripulantes operacionais devidamente habilitados e treinados.
As equipes do Samu estão treinadas para esse tipo de ocorrência, o resgate e transporte aeromédico. O grupamento conta com duas aeronaves, Acauã 1 e 2. A demonstração aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar.
Além do secretário Jean Nunes, o secretário-executivo, Lamark Donato, das equipes do GTA e SAMU, ainda estiveram presentes o médico Galilue Ricarte, coordenador geral do Samu, o coronel José Ronildo Sousa da Silva, que representou o coronel Euller Chaves, comandante da PM, Galileu Ricarte, coordenador geral do Samu João Pessoa e Antônio Cavalcanti Pedrosa Sobrinho, diretor do Hospital Regional Metropolitano Dom José Maria Pires.
Enviar comentário